15 dicas e segredos importantes para economizar no seu casamento

Você ficou noiva e já foi correndo buscar pelos fornecedores do casamento, não é? Aí, sem imaginar, se deparou com valores absurdos que não cabiam no seu orçamento? É assim mesmo. Mas, calma! Nós vamos te ajudar!

Alguns gastos são mesmo indispensáveis em um casamento, porém, isso não significa que você precise ultrapassar seus limites. Nesse universo, existem algumas dicas e segredinhos que podem te ajudar a economizar de forma muito inteligente! Assim, você conseguirá diminuir gastos em certos pontos e investir um pouco mais nas suas prioridades.

Quer saber que dicas e segredos são esses? A gente te conta! Dê uma olhada:

Foto: Megazap

DATA E HORÁRIO

Você sabia que a data e o horário do casamento podem influenciar, e muito, nos seus gastos? Se vocês são do tipo que não têm em mente uma data especial para o evento, esta dica é ótima!

Os meses de janeiro, junho, julho e agosto costumam ser pouco concorridos, o que torna os fornecedores mais abertos a negociações. O mesmo acontece com casamentos que ocorrem durante a luz do dia, aos domingos e em dias da semana, de segunda a quinta-feira.

Pinterest

ANTECEDÊNCIA

Você já deve saber que antecedência é a palavra-chave na organização de um casamento. Mas, além de importante no planejamento, a antecedência também é uma grande influenciadora nos gastos. Isso porque, começar as buscas bem cedo permite que o casal tenha uma maior variedade de fornecedores para escolher.

Além disso, conseguirão melhores negócios com os profissionais e terão a possibilidade de pagar aos poucos, sem comprometer tanto o gasto mensal.

Foto: Benj Haisch

PRIORIDADES

Definir as prioridades do casal é uma ótima maneira de economizar no gasto final! Vocês sonham com aquele espaço maravilhoso, com o buffet perfeito ou com aquele fotografo super conhecido? Separem o valor exato para os itens dos quais não querem abrir mão de forma alguma.

Assim, vocês saberão o quanto sobra para os itens menos importantes e poderão controlar os gastos restantes, também, de acordo com a prioridade.

Reprodução Instagram @renataxavierfoto

PLANILHA DE GASTOS

Definidas as prioridades, o próximo passo é montar uma planilha de gastos. Ela permitirá que vocês tenham maior controle sobre os gastos do casamento, tornando possível visualizar, de forma prática, as despesas gerais e individuais. Assim, ficará mais fácil identificar onde estão gastando mais e onde poderão economizar.

Pinterest

PESQUISA 

Muitos casais são levados pela emoção e acabam fechando com o primeiro fornecedor com o qual conversam. Mas, essa não é a melhor opção para economizar. É importante ter calma para pesquisar e fazer orçamento com diferentes empresas. Assim, vocês poderão analisar com cuidado o custo-benefício de cada uma e escolher a que mais se encaixa com a necessidade de vocês.

Reprodução Instagram @rafapinheirofotografia

ASSESSORIA

A assessoria de casamento é a melhor amiga dos noivos na organização do casamento. Mas, não para por aí! Os assessores de casamento conhecem melhor os valores do mercado e poderão orientá-los em relação aos preços de cada serviço. Além disso, eles, normalmente, mantêm relacionamento com os fornecedores, conseguindo melhores condições.

Foto: Wanderley Franco | Via: Aceito Sim

AS PROPOSTAS

Antes de fecharem os contratos, é importante que vocês estejam decididos quanto aos serviços desejados. Isso porque, muitas vezes, os fornecedores tentam “empurrar” pacotes com itens e serviços dos quais os noivos não precisam.

Então, fica a critério de vocês analisar com cuidado cada proposta e manter-se firme às insistências dos profissionais. Esses pequenos detalhes podem causar gastos extras, sem que vocês percebam.

Pinterest

ESPAÇO

No momento de definir o espaço do casamento, dois itens pouco levados em consideração podem influenciar bastante os gastos. A primeira dica é priorizar espaços que sejam bonitos por si próprios. Assim, fica mais fácil economizar na decoração, que um dos serviços que mais pesam no orçamento.

A segunda dica é optar por um espaço em que seja possível realizar cerimônia e recepção juntas. Isso evitará gastos com deslocamento e com decoração extra.

Reprodução Instagram @espacoolinda

LISTA REDUZIDA

Muitos serviços são cotados de acordo com a quantidade de convidados do evento. Por conta disso, a lista de convidados segue como a principal influenciadora dos gastos de um casamento. Então, a relação é simples: quanto menos convidados, menos gastos.

Se querem economizar, basta priorizar aqueles que realmente fazem parte da vida de vocês e seguir àquela conhecida regra das noivas: para casamento, não se convida por educação.

Pinterest

DETALHES DISPENSÁVEIS

Os noivos, muitas vezes, priorizam e gastam com detalhes que passam despercebidos pelos convidados. Por isso, uma ótima forma de economizar no casamento é analisar se todos os itens definidos serão, realmente, importantes e abrir mão daquilo que for desnecessário.

Os convidados não se atentam aos detalhes. Eles, normalmente, reparam apenas na decoração de forma geral, nas comidas e bebidas e na animação da festa.

Reprodução Instagram @brunosoaresfotografo

ITENS DIGITAIS

Alguns itens de gráfica podem ser gastos bem presentes no casamento. E, em plena era digital, optar pelas versões digitais deles é a maneira perfeita de economizar. Então, que tal fugir do tradicional e apostar em convites digitais? Vocês cortarão gastos com impressão e com o envio deles.

Essa dica também serve para o save the date, os agradecimentos, o r.s.v.p. e as listas de presentes.

Via: Miss Lopike

DIY

O Do It Yourself (faça você mesmo), além de ser tendência, é uma das estratégias mais buscadas pelas noivas que querem economizar no casamento. E essa forma é realmente eficaz! O importante é pesquisar bastante para encontrar materiais que compensem a decisão. Assim, poderão fazer por conta própria lembrancinhas, detalhes da decoração, convites, docinhos e outros itens menores, como plaquinhas, menus e reservas.

Pinterest

FLORES

As flores costumam ser bastante responsáveis por afetar o orçamento final do casamento. Por conta disso, é importante escolher flores da época que sejam cultivadas em locais próximos para a decoração. Isso reduzirá bastante os gastos.

Outro segredo é comprá-las após os feriados de dia das mães ou dia dos namorados, quando os preços tendem a cair. E, para economizar ainda mais, priorizem pelas folhagens verdes na decoração. Elas diminuem os custos dos arranjos e dão um toque lindo!

Reprodução Instagram @danielcruzdecoracao

BUFFET

Os noivos, normalmente, gostam de caprichar no buffet para agradar aos convidados, o que faz parecer impossível economizar. Mas, algumas escolhas certeiras podem, sim, diminuir os custos. A principal forma de economizar é optar por servir apenas o coquetel.

Se vocês não abrem mão de um jantar completo, a dica é fugir dos peixes e frutos do mar e servir opções mais simples, como massas ou churrasco. Outro segredo para abaixar o valor do buffet, é optar pelo serviço no estilo americano.

Pinterest

BOLO

O segredo para economizar nesse item é, sem dúvidas, optar pelo bolo fake. Se for alugado, melhor ainda! Com o bolo fake, vocês têm a chance decorar a mesa e tirar fotos com uma opção lindíssima e barata. Enquanto isso, os convidados poderão saborear um bolo delicioso servido diretamente da cozinha. A vantagem é que o bolo real pode ser feito sem decoração, diminuindo bastante os gastos.

Reprodução Instagram @thekingcake

E aí, noivinha, o que achou dessas dicas? Quais você pretende usar para economizar no seu casamento? Conte para a gente!

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário