Casamento na Igreja Católica

As tradições continuam sendo muito bem aceitas pelos noivos da atualidade, como o clássico ritual da noiva caminhar até o altar com seu pai ao lado. Alguns casais preferem seguir realmente a risca cada detalhe do casamento tradicional. Para eles, a cerimônia na igreja católica não pode passar despercebida. Apesar de nem todo mundo fazer parte da religião, é difícil negar o quanto esse modelo de casamento é encantador. Em casamentos católicos, a união é vista como um sacramento que nunca deve ser desfeito, o que o torna ainda mais bonito e único.

Se você e seu noivo estão pensando em escolher uma cerimônia na igreja, confira algumas informações que podem ajudá-los bastante na hora de organizar o casamento.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

Antes de dar entrada no processo para se casar na igreja, os noivos devem conferir se têm todos os documentos necessários. Apesar de cada sacramento ter suas próprias exigências, todos eles pedem certas coisas em comum como, por exemplo, o certificado de batizado dos dois, cópias das identidades e o certificado da comunhão – caso tenham. Outro fator que solicitam é o certificado de realização do curso de noivos.

CURSO DE NOIVOS

Esse é um requisito que toda igreja pede. No curso, o casal aprende e discute diversos temas sobre a vida de casados como, por exemplo, a família, união, companheirismo e as dificuldades da vida a dois. Os noivos deverão aprender a resolver os problemas cotidianos segundo o que foi ensinado pela doutrina católica, assim como enxergar novas possibilidades, buscando sempre um acordo favorável aos dois.

Contudo, o curso deve ser marcado com bastante antecedência, pois as datas podem ser concorridas. O bom é confirmar na igreja quando terão novas turmas e quais são as datas disponíveis.

CASAMENTO COM OU SEM MISSA?

Mesmo sendo um padrão fazer a missa, os noivos têm total liberdade para escolher se querem ou não incluir essa etapa em seu casamento católico. A celebração da missa representa algo mais solene e a grande diferença é que nela também haverá o momento da eucaristia, de grande importância para os praticantes. Se vocês são noivos tradicionais, escolheu entrar com um vestido de noiva princesa e querem seguir todos os protocolos nos mínimos detalhes, talvez a missa seja um elemento indispensável. Mas para os noivos que buscam apenas algumas palavras do padre e celebrantes religiosos, podem pular essa etapa.

REGRAS DE ENTRADA

As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva. A noiva é a única mulher a entrar na igreja pelo lado direito. Todas as mulheres também deverão estar de mãos dadas ou braço dado com os homens.

POSICIONAMENTO NO ALTAR

Lado direito: é reservado ao noivo. Isto é, seus padrinhos e seus pais. Quando o noivo chega ao altar se posiciona à frente dele, à direita. A mãe fica uns passinhos atrás, mas não junto aos padrinhos.

Lado esquerdo: este é o lado reservado para a noiva, seus padrinhos e seus pais. A mãe da noiva entrará com o pai do noivo. Ambos ficarão ao lado direito até que a noiva chegue.

O evento acontece com o padre coroando o casal e os abençoando pela eternidade. Enquanto todos os convidados, madrinhas e padrinhos são testemunhas do ato e abençoam o matrimônio.

OS NOIVOS PRECISAM SER CATÓLICOS?

Não necessariamente, mas é preciso uma autorização especial por parte da outra religião a qual a pessoa frequente. Além do mais, ela deve estar ciente que terá que cumprir com todos os requisitos católicos, como o curso de noivos e a benção do padre.

 

 

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário