Cerimônia de Casamento

A chegada ao altar é o clímax de um casamento e a parte mais esperada da noite, junto com o famoso “eu aceito” dito diante de todos. Só que até chegar nesse momento super especial, são muitos os assuntos para organizar, ainda mais em relação a cerimônia, escolha da música da noiva, entre diversos outros detalhes, que o casal deve planejar muito tempo antes.

Junto com uma assessoria de casamento, ou até mesmo sozinhos, eles devem decidir como realizar a cerimônia. Isso pode depender muito da religião dos noivos, e com suas preferências em relação ao espaço que querem casar, como – por exemplo – se será na igreja, campo, praia etc.

Para você que ainda está em dúvida de como fazer sua cerimônia de casamento, não se preocupe, separamos alguns conselhos bem úteis e que os ajudarão bastante.

FORMATOS DE CERIMÔNIAS

cerimonia de casamento

Muitos acham que esse evento se limita aos noivos juntos no altar e fazendo seus votos diante de algum superior religioso, porém, esse é só um dos jeitos mais populares de cerimônias.

NO CARTÓRIO

Apesar de todos os casais terem que registrar seu matrimônio no cartório, alguns noivos não fazem questão de um casamento simbólico, por isso, optam por uma cerimônia no civil. Essa celebração acontece em uma sala de audiência ou em outro local dentro do cartório, tudo de forma pública e com a presença de um juiz de casamento, que preencherá a documentação de união. Alguns padrinhos e madrinhas também podem acompanhar, mas só duas testemunhas precisam estar presentes para assinar a papelada.

TRADICIONAL

Esse sim é aquele tipo de cerimônia que todo mundo conhece. Não precisa necessariamente ser algo religioso, apesar de ser o mais comum. Tem casais que contratam apenas um porta-voz para iniciar os votos ou um amigo muito próximo, por exemplo. O padrão é ter o momento tão aguardado da entrada da noiva e os votos de casamento.

CERIMÔNIAS RELIGIOSAS

Existem vários tipos de cerimônias religiosas, tanto quanto encontram-se inúmeras religiões. O esperado é que os noivos escolham o modelo específico de sua própria religião, só que não é por isso que eles não podem conhecer e tirar ideias de outros tipos de cerimônias.

CERIMÔNIA INTER-RELIGIOSA

cerimonia de casamento inter-religiosa

Quando os noivas não seguem a mesma religião, sempre fica aquela dúvida sobre qual tipo de cerimônia eles vão fazer. Então, para evitar que isso aconteça, muitos casais escolhem o modelo inter-religioso, que – durante a cerimônia tradicional – nenhum Deus maior será mencionado, evitando desentendimentos.

CERIMÔNIA CATÓLICA

cerimonia de casamento católica

Em casamentos na igreja católica, a união é vista como um sacramento que nunca deve ser desfeito. O evento acontece com um padre coroando o casal e abençoando eles pela eternidade. Todos os convidados, madrinhas e padrinhos são testemunhas do ato e abençoam o matrimônio.

É bom lembrar que para fazer um casamento na igreja, os noivos devem mostrar uma série de documentos, dentre eles a certidão de batismo.

CERIMÔNIA EVANGÉLICA

cerimonia de casamento evangelica

Numa cerimônia evangélica é tudo menos burocrático e as coisas acabam sendo um pouco mais espontâneas. Os noivos não fazem votos, mas sim uma promessa de compromisso entre eles diante do pastor. O evento só acaba na hora em que vão desfrutar o buffet de casamento, onde o casal bebe vinho e come pão em homenagem a Jesus Cristo.

CERIMÔNIA JUDAICA

cerimonia de casamento judaica

A união judaica acontece em uma tenda, que representa o lar do casal. Suas cerimônias não podem ser realizada aos sábados, nem em datas já destinadas a religião. Quem faz a realização do contrato de casamento é um rabino, que seria o mestre religioso do judaísmo.

Uma parte essencial é quando o casal compartilha uma taça de vinho e depois a quebra com os pés, simbolizando a separação da sua vida antes do casamento.

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário