Daminhas e Pajens

O papel das daminhas e pajens no casamento é muito importante, geralmente eles ficam encarregados do grande momento de levar as alianças até o altar. Além disso, não tem como não amar a alegria e a fofura que esses pequenos trazem para a toda cerimônia.

A escolha das roupas das crianças são algumas das escolhas que a noiva não pode deixar de lado. Além disso, tem a questão da seleção também, quem serão essas daminhas e pajens? Já parou para pensar? Buscando sempre ajudá-las em todos os detalhes que envolvem o casamento, separamos algumas ideias de como organizar essa parte encantadora do grande dia!

A ESCOLHA

daminhas e pajens a escolha

Não é uma tarefa nada fácil escolher as daminhas e os pajens, principalmente quando a ala infantil da família é grande. Então, não pense em chamar só um e causar ciúmes nos outros, afinal, têm função pra todo mundo, ainda mais nos dias de hoje que alguns não só levam o buquê e as alianças, mas podem ter papéis muito importantes em outros momentos do seu casamento. Respire fundo, faça uma lista com os nomes das crianças que você gostaria que participasse e selecione conforme a sua vontade e critérios.

CONVITE ESPECIAL

Esses pequenos terão um grande papel no casamento, pensando assim o legal seria convidar eles de uma forma especial. Algum convite que mostre a sua gratidão por essa criança. Para daminhas, o rosa claro é muito usado como cor do convite. Além da caixa vir com presentinhos que variam de vidrinhos para perfume até tecidos para serem usados na cerimônia. Já o Pajem pode ganhar algum brinquedo que goste ou uma gravatinha. Se for para igualar os mimos, os dois iriam ficar super felizes se no convite viessem doces variados.

O QUE LEVAM?

A tradição sempre foi o pajem entrar no salão segurando as alianças e a daminha um buquê de flores, mas – como comentamos lá em cima – as coisas mudam e agora existem diversas formas de incluir ainda mais essas crianças na cerimônia. Uma ideia divertida é colocar os pequenos carregando outros tipos de objetos como, por exemplo, plaquinhas com frases engraçadas, brinquedos ou – até mesmo – doces enfeitados.

BALÕES

daminhas e pajens balões

Os balões são um enorme sucesso entre as crianças, então porque não as colocar para entrar com um desses? É diversão garantida! Os formatos e cores podem variar de acordo com a sua preferência como, por exemplo, os com forma de coração ou mais tradicionais.

PLAQUINHAS

daminhas e pajens plaquinhas

Essa moda das plaquinhas está ficando cada vez mais procurada em casamentos. Com vários modelos e escritas disponíveis, elas alegram os convidados por suas frases divertidas como: “Lá vem a noiva”, “Preparem seus corações” ou até a famosa plaquinha do pajem “Não se preocupem meninas, ainda estou solteiro”. Então, a noiva pode personalizar ainda mais de acordo com o seu gosto.

BUQUÊ DE DOCES

daminhas e pajens doces

Não há criança que não goste de um doce e como o momento da entrada é delicado, vale a pena colocar um buquê de doces para a daminha nessa hora. Assim ela saberá que se fizer tudo certinho no final poderá comer muitos doces, como um tipo de recompensa. O buquê pode ser composto de marshmallow, bala de goma, pirulito e, até mesmo, algodão doce – que está super em alta.

PÉTALAS

daminhas e pajens petalas

Uma forma muito bonita de dar início a entrada da noiva é espalhar delicadas pétalas de flores no caminho para o altar. As pequenas daminhas e os pajens podem entrar carregando uma cestinha e jogando as pétalas conforme a noiva caminha pelo local.

BRINQUEDO

daminhas e pajens brinquedos

Seria muito especial para a criança entrar segurando seu brinquedo favorito, talvez um ursinho ou uma boneca. Sem dúvida, essa é uma ótima maneira de fazê-los entrar na cerimônia com um sorriso estampado no rosto.

ROUPAS

daminhas e pajens roupas

DAMINHA

A cada dia aparecem mais modelos de vestidos dedicados especialmente para as daminhas. E um mais lindo que o outro!

As rendas são algo muito presente neles, elas deixam essas pequenas ainda mais delicadas. Geralmente, enfeites como esse ficam concentrados na parte da saia, variando em vários estilos. Podemos encontrar modelos que usam como cinto algum laço colorido ou flores pregadas na cintura.

Além das roupas, elas usam muitos acessórios fofos. Uma coroa de flores, um arco fino e pedrinhas brilhantes são algumas das diversas opções que existem. Algumas daminhas até usam um véu curtinho para fazer charme.

PAJEM

É muito bonito ver esses garotinhos usando algo que normalmente não usariam, e os terninhos são uma ótima opção para isso. Eles fazem o pajem parecer um pequeno homenzinho inocente, o que chama bastante atenção quando for seu grande momento de levar as alianças de casamento. Tem pajens que até vestem um mini terno igualzinho ao do noivo, deixando a situação bem divertida.

Camisas e suspensórios também são muito utilizados, ao invés de algo todo fechado, as crianças podem ficar mais livres para correr e brincar durante a festa.

Jessi Kovatch

Jessi Kovatch

Jornalista e editora do Universo das Noivas.

Você tambem pode gostar

Beleza da Noivarelated-one

Beleza da Noiva

Véu de Noivarelated-one

Véu de Noiva

1 Comentário

  1. Claudia Varandas

    Bom dia! Vi a matéria de vocês sobre pajens e daminhas e achei muito linda! Geralmente não é dado muito destaque para esse assunto. Quer aqui acrescentar mais uma ideia para esse tema: a entrada de pajens e daminhas em mini veículos elétricos conduzidos por controle remoto. Este item torna a entrada das crianças bastante interessante e diferente. Nós fornecemos estes mini veículos para locação e tem feito grande sucesso. Estamos a disposição para fornecer fotos dessa opção para acrescentar nesta matéria. Obrigada!

Deixe um comentário