Decoração de casamento: dicas, modelos, cores e tendências

Escolher a decoração de casamento correta é o ponto-chave para garantir um ambiente bonito e harmonioso no seu grande dia. A decoração de casamento envolve os itens que farão parte de toda a composição do lugar, dentre eles: arranjos de flores, tecidos, velas, iluminação e até mesmo as mesas e cadeiras.

Por ser um dos detalhes de grande importância no casamento, a decoração pode causar grandes dúvidas aos noivos. São tantas opções diferentes… vários estilos, diversas cores. Por onde começar a escolher? Para ajudá-los com essa decisão, o Universo das Noivas fez um guia completo e separou todas as questões que a decoração de casamento envolve. Confira!

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO: POR ONDE COMEÇAR?

Existem alguns detalhes do próprio casamento que podem ser pensados com antecedência para te ajudar com a escolha da decoração. Eles são: o local do casamento, o horário do casamento, a data do casamento e a personalidade dos noivos.

  • O local do casamento pode ditar bastante o rumo que a decoração tomará. Caso o casamento aconteça em um salão enorme e sofisticado, é provável que o charme da decoração clássica seja ideal para a situação. Agora, se o casamento acontecer em um campo ou praia, talvez seja necessária uma decoração mais simples e delicada.
  • Tratando do horário do casamento, é fácil chegar à uma conclusão. Casamentos noturnos exigem decorações mais sofisticadas, e cores fortes e brilhantes podem ser escolhidas sem medo. Já nos casamentos diurnos, é importante prezar por uma decoração mais leve e cores claras e alegres.
  • Você deve estar se perguntando como a data do casamento pode influenciar na decoração. Fácil! A estação e o mês do ano podem ser grandes influenciadores na ornamentação do casamento, principalmente em relação às cores. Cada época tem suas cores e flores que mais combinam com o momento.
  • O principal e mais importante influenciador sobre a decoração de casamento deve ser a personalidade dos noivos. Não vale de nada a decoração combinar com todos os itens acima, mas não agradar aos noivos. Por conta disso, a opinião do casal não deve ser deixada de lado. Vocês, com certeza, irão adorar ouvir os convidados comentando “isso está a cara deles”.

Via: Como Lake Weddings

DECORAÇÃO DE CASAMENTO: CERIMÔNIA X FESTA

Aqui está um outro detalhe a ser pensado. A maioria dos casais escolhem ter a mesma decoração de casamento na cerimônia e na festa. Mas também é possível optar por criar diferentes ambientes para cada momento do evento.

Escolher a mesma decoração para a cerimônia e para a festa não significa utilizar os mesmos elementos e criar ambientes completamente iguais. Para a cerimônia, a decoração é, normalmente, mais simples e básica. Basta pensar no altar, no caminho até ele e nos assentos dos convidados, que podem ser enfeitados facilmente com flores e tecidos. Já para a festa, algumas escolhas a mais são exigidas, como: mesa do bolo, mesas de jantar, assentos, pista de dança e até mesmo iluminação. É possível usar um pouco mais da criatividade e criar uma ornamentação ainda mais elaborada.

Caso a ideia seja encantar com diferentes decorações para cada momento do casamento, será necessário um pouco mais de atenção e organização por parte dos noivos. A ideia de ambientes diferentes é muito utilizada quando existe deslocação de um local para o outro, como quando o enlace acontece na igreja ou na praia. A decoração diferenciada para a festa pode, ainda, dar novos ares aos evento, em representando a recente mudança na vida do casal.

Pinterest

MODELOS DE DECORAÇÃO DE CASAMENTO

Os modelos de decoração de casamento vão desde os mais clássicos e tradicionais até os mais modernos e diferenciados. Você já sabe qual será o seu? Para conseguir escolher com maior facilidade, é importante que, primeiramente, os noivos conheçam cada tipo. Para isso, separamos os modelos de decoração de casamento que são os mais buscados pelos casais. Confira!

DECORAÇÃO DE CASAMENTO CLÁSSICO

O casamento clássico é elegante, sofisticado e possui um toque de luxo. É perfeito para as noivas que buscam por algo mais tradicional e romântico. A decoração para esse estilo de casamento engloba muitos lustres, castiçais, pratarias, porcelanas, talheres refinados e tudo que lembre o casamento de uma verdadeira princesa. As flores também não podem faltar, mas os arranjos devem ser tradicionais e discretos.

Para criar um ar mais sofisticado, a maioria das noivas opta por cores mais neutras e luxuosas para a decoração. A paleta pode variar entre branco, off white e outros tons elegantes, como bege, salmão ou dourado.

Foto: Anna & Ricky fotografia

Foto: Daud Pacha

Foto: Helson Gomes

Foto: Maira Preto

DECORAÇÃO DE CASAMENTO RÚSTICO

A decoração rústica é ideal para espaços mais despojados e em contato com a natureza, como sítios ou fazendas. Ela é marcada por elementos mais simples, que remetam à vida no campo. Mobílias em madeira pesada, cachepôs de madeira de construção, caixotes, centros de mesa de xaxim, detalhes em bambu e flores campestres são decorações perfeitas para construir o clima de um casamento rústico.

Para a paleta de cores, é ideal apostar em tons fortes para contrastar com o bege e marrom das madeiras. Cores como amarelo, verde e laranja podem criar um ambiente ainda mais alegre e aconchegante.

Via: Grupo Bisutti

Foto: Kayan Freitas Fotografia

Pinterest

Foto: Kayan Freitas Fotografia

DECORAÇÃO DE CASAMENTO MODERNO

A decoração de casamento moderna é ideal para as noivas mais antenadas, trazendo um ambiente moderno e descolado para o evento. O estilo é sempre atualizado e pode ser acompanhado pelos noivos que buscam esse ar mais contemporâneo para o casamento. A decoração moderna é perfeita para trazer um ambiente mais clean, sem perder a elegância. Os noivos podem apostar em arranjos de flores com formatos irregulares ou retos, mesas comunitárias, espelhos e muitos vidros. Para a paleta, é comum escolher uma única cor para toda a decoração, criando um ambiente monocromático.

Via: agoodaffair

Via: Grupo Bisutti

Via: Grupo Bisutti

Via: Grupo Bisutti

DECORAÇÃO DE CASAMENTO MINIMALISTA

Para a decoração minimalista vale aquela clássica regra: menos é mais. Esse estilo é perfeito para as noivinhas mais discretas que buscam pela elegância de forma mais simples. A ordem para esse estilo é criar um ambiente clean, harmonizando sem exageros e acrescentando apenas elementos que tenham uma função no evento. São valorizados os objetos e mobiliários em formas mais básicas e ângulos retos. O grande destaque do visual minimalista são as cores claras, como branco e tons pastéis.

Foto: Amy Gawlik

Foto: Ivan Silva

Pinterest

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO ROMÂNTICO

Como o próprio nome diz, o casamento romântico é ideal para as noivas mais românticas e delicadas, que sonham com um casamento de conto de fadas. O objetivo desse modelo é trazer amor em todos os detalhes da decoração. O romântico é uma variação meiga e mais apaixonada do estilo clássico, trazendo ainda mais delicadeza à decoração tradicional. O ideal é apostar em muitas flores, como rosas, mini-rosas, orquídeas, mosquitinhos, cravos e bocas de leão. Além disso, na paleta de cores, não podem faltar muito vermelho, rosa e todas as suas variações.

Via: Grupo Bisutti

Via: Grupo Bisutti

Pinterest

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO VINTAGE

O casamento vintage é aquele que apresenta elementos que lembram um estilo mais retrô e antigo. A regra para a decoração vintage é abusar de tudo que remeta à elegância e ao romance das décadas de 40 e 50. Os noivos podem até mesmo aproveitar peças que fizeram parte da família, como máquinas de escrever, rádios, malas, molduras, fotos da família e tudo que puder acrescentar um ar retrô ao evento. Esses objetos podem, ainda, ganhar um novo significado ao se tornarem apoio para bolos, doces e outros elementos. Além disso, vale também investir em todo um visual antigo para os próprios noivos!

Foto: Carolina Azevedo

Foto: Denis Silveira Fotografia

Foto: Jean Caê Fotografia

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO TEMÁTICO

Já imaginou um casamento inteiro com tema de Harry Potter? Ou O Pequeno Príncipe? Talvez um tema de praia ou espaço sideral? Um casamento mexicano, circense ou roqueiro? Aqui, a única regra é muita diversão e criatividade! O objetivo do casamento temático é criar todo um cenário que remeta a uma paixão que os noivos têm em comum. A decoração temática pode variar bastante, basta definir o tema do casamento e abusar de todos os elementos personalizados que o lembrem, fazendo com que todos entrem no clima.

Foto: Amanda Francelino

Foto: Kelly Clarke

Foto: Kelly Clarke

Foto: Studio Laura Campanella

DECORAÇÃO DE CASAMENTO NA PRAIA

Para o casamento na praia, é possível escolher entre os diferentes estilos citados para compor a decoração. Porém, esse ambiente combina bastante com elementos mais básicos e delicados. Vale investir nas cores mais leves que lembrem a natureza, como branco, rosa, azul ou verde. A paleta irá harmonizar perfeitamente com os tons da paisagem. Além disso, o casal pode apostar em diferentes elementos que lembrem o visual do mar e da areia, como âncoras, garrafas com pergaminhos, flores, tochas e até mesmo pranchas de surfe.

Pinterest

Foto: Air Freshener

Foto: 100 Layer Cake

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO NO CAMPO

Para casamentos no campo, a escolha dos noivos para a decoração pode variar bastante entre os diferentes estilos. Com esse modelo, combinam bastante as decorações rústicas, minimalistas e bucólicas. Em todas elas, a natureza terá um enorme papel na beleza do ambiente. Para a primeira opção, as regras seguem as mesmas de um casamento rústico em salão. Para a minimalista, o ideal é poupar nos elementos e deixar a beleza por conta da natureza. Já a decoração bucólica é aquela a qual os elementos devem lembrar a vida simples do campo, podendo adicionar objetos de porcelana, tecidos com estampas florais e flores distribuídas pelo caminho do altar, mesas e mobiliário.

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

CORES TENDÊNCIA PARA DECORAÇÃO DE CASAMENTO

Se você já definiu o estilo do seu casamento e da sua decoração, mas ainda não conseguiu escolher as cores que farão parte desse lindo dia, nós vamos te ajudar! Veja, agora, todas as cores de decoração de casamento que estão em alta no momento e escolha a perfeita para você.

DECORAÇÃO DE CASAMENTO ROSÉ

rosé chegou a ser eleito cor do ano um tempo atrás, e, de lá para cá, vem ganhando cada vez mais força no mundo dos casamentos. Assim, tem se tornado muito comum apreciarmos o uso do tom em decorações, vestidos de madrinha e até mesmo em vestidos de noiva. O tom rosé é uma versão mais suave e clara do cor-de-rosa que ainda traz consigo todo o poder e significado da cor. Esse tom romântico pode representar beleza, suavidade, ternura e pureza. Por conta disso, o rosé combina perfeitamente com o universo dos casamentos e das noivas.

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO MARSALA

marsala é uma tonalidade que está super em alta no mundo dos casamentos. Essa é uma cor poderosa e apaixonante que combina com os casamentos mais elegantes e sofisticados. Por ser uma cor quente, o marsala desperta os sentidos, mas também inspira mistério e elegância. O tom se ajusta muito bem com cores neutras, como branco, preto e cinza, ou cores naturais, como outros tons terrosos, o nude e o bege. Durante os casamentos, é muito bem vista em eventos noturnos, mas também pode ser facilmente adaptada aos diurnos.

Foto: Ashley Cook Photography

Pinterest

Pinterest

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO VIOLETA

O ultra violeta foi, em 2018, eleita a cor do ano pela Pantone. O tom bombou bastante na época e continua muito em alta no mundo dos casamentos. O violeta é considerado o equilíbrio perfeito entre as cores azul e vermelho. Por conta disso, utilizar o tom místico no grande dia representará muita positividade e harmonia na vida casal. O ultra violeta é uma versão ainda mais vibrante e poderosa dessa cor.

Foto: Rowell Photography

Pinterest

Pinterest

Foto: Ale Borges Fotografia

DECORAÇÃO DE CASAMENTO AZUL

O azul é uma das cores mais versáteis para decoração de casamento. Ele pode ser adaptado a diversas outras cores. E, ao ser utilizado da forma correta, o azul pode combinar perfeitamente tanto com casamentos diurnos, quanto noturnos, sejam eles ao ar livre ou não. Além disso, a cor transmite tranquilidade, serenidade e harmonia. Tudo que o casal, com certeza, deseja para essa nova fase.

Pinterest

Pinterest

Pinterest

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO BRANCA

Tudo que remeta a simplicidade e elegância está muito em alta nos casamentos, e o branco não foge disso. Apostar em uma decoração de casamento branca representará paz, calma, sinceridade e pureza no grande dia dos noivos. A cor clássica e, ao mesmo tempo, moderna é muitas vezes combinada com verde, prata ou dourado, e pode ser, também, uma aposta para decoração monocromática.

Foto: Roberto Tamer

Foto: Studio Cappa

Foto: Studio Cappa

Pinterest

DECORAÇÃO DE CASAMENTO LIVING CORAL

Se você não quer mesmo estar por fora das tendências no seu casamento, a cor ideal para a decoração é o living coral. O living coral foi eleito a cor deste ano pela Pantone e está com tudo! Esse tom é a versão mais vibrante e alegre do coral que pode se tornar o grande destaque do seu casamento. A cor combina bastante com casamentos diurnos, mas, em sua forma mais viva, pode cair perfeitamente em um evento noturno.

Foto: Sunshower Photography

Pinterest

Pinterest

Pinterest

E aí, já conseguiu definir os detalhes da sua decoração de casamento? Qual o modelo e as cores que você mais gostou? Conta pra gente! Esperamos que esse guia tenha te ajudado!

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário