Demoiselles: damas de honra adultas

Sabia que a função de dama de honra não é exclusiva para garotinhas? Na verdade, algumas noivas preferem dar essa função há alguma amiga ou pessoa da família. Mesmo sendo mais velha, ela será simbolizada da mesma forma como alguém que protege os noivos, seu “anjinho da guarda”. Aqui no Brasil esse costume não é tão comum, mas no estrangeiro é bem recorrente a participação de uma demoiselle.

Em francês, bridesmaid é madrinha e demoiselle é dama de honra. Entre as demoiselles pode haver uma principal, escolhida pela noiva, que será chamada de “maid of honor” – se for solteira – ou “matron of honor” – se for casada.

DAMINHA X DEMOISELLE

demoiselle

demoiselle

Apesar das duas ficarem responsáveis pela função de entrar no espaço de casamento antes da noiva e anunciarem a entrada da mesma ou vir atrás segurando o véu, as demoiselles participam muito mais do evento do que as daminhas.

Não é apenas esperar para aparecer no dia da cerimônia, as convidadas de honra normalmente ajudam a noiva em todos os preparativos do casamento e têm um papel até maior do que o das madrinhas. Elas participam da prova do vestido, organizam os eventos pré-casório, como o chá de panela, chá de lingerie, despedida de solteira e mais. No grande dia, ela é o verdadeiro ombro amigo da noiva e fica de olho em cada detalhe.

O QUE LEVAM?

demoiselle

demoiselle

demoiselle

Assim como as daminhas tradicionais, as demoiselles podem entrar na igreja segurando vários itens. O mais convencional é elas carregarem buquês pequenos diferentes do da noiva, claro. Mas também tem aquelas que ficam responsáveis por segurar o véu. Uma ideia para sair do padrão é fazer um entrada com plaquinhas de casamento, com certeza dá para criar muitas frases divertidas para o momento ficar ainda mais emocionante e inesquecível.

VESTIDO

demoiselle

demoiselle

Um grande destaque durante a cerimônia é o vestido, portanto a peça deve representar bem a essência do casamento. Se tiver mais de uma demoiselle, os vestidos podem ser iguais e no mesmo tecido, porém, seria interessante variar na modelagem. A escolha vai depender da noiva e da própria dama, então elas precisam entrar em acordo quanto a essa parte. Só é importante lembrar que a vestimenta não pode ser parecida com a das madrinhas, por isso, aposte em comprimentos menores. Tons pastéis e cores que se aproximam do branco são perfeitas e dão um ar de leveza.   

PENTEADO E MAQUIAGEM

demoiselle

demoiselle

demoiselle

Os penteados não precisam ser iguais, afinal, ficaria uma imagem um tanto superficial. Entretanto, é bom definir antes o que cada uma vai usar no dia. Não dá pra correr o risco de uma delas aparecer com o penteado igual ao da noiva. A maquiagem deve ser suave, bem natural. Porque ela não pode competir com a noiva, a grande estrela do evento. Que tal uma maquiagem com tons parecidos com a cor pele? Para morenas e negras, o marrom e o laranja ficam ótimos, já o rosa combina bem em uma pele mais clara.

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário