Dicas de como preparar os votos de casamento

Os votos de um casal são promessas que devem ser cumpridas durante a vida de casados. Tais confissões precisam ser pensadas com muito cuidado e carinho, porque transmitem o esforço que a pessoa colocará no novo capítulo de sua vida. Junto delas, é comum acrescentar o que você ama no outro. Todas essas palavras são mais uma forma de tornar o amor mais especial e único. Mas afinal, como fazer esse discurso?

O QUE ESCREVER?

Os votos podem ser escritos tanto de forma separada, com cada um redigindo o seu próprio discurso, quanto em conjunto. Porém, é muito mais emocionante guardar as palavras para o dia do casamento, assim seu parceiro ouvirá de forma inédita seus sentimentos sinceros.

Alguns casais também optam por dizer os mesmo votos, com cada um lendo uma parte do texto. Então, certifique-se de combinar com o noivo qual modelo vocês utilizarão na cerimônia.

SEJA VOCÊ MESMA

Outro fator a ser considerado é a sua personalidade. Tenha certeza de que o seu texto transmita exatamente quem você é e crie uma identidade só sua, fugindo dos clichês. Ou seja, cuidado na hora de buscar referências de outros votos de casamento nos blogs e redes socais, nem sempre eles combinarão com a sua história de amor e ainda podem dar uma impressão de uma pessoa que você não é.

MOMENTO A DOIS

Apesar de todos os convidados estarem presentes nessa hora, a ocasião é destinada exclusivamente para os noivos. O voto de casamento representa uma entrega de sentimentos sem reservas à pessoa que você escolheu para partilhar a vida. Por isso, não se preocupe muito com os espectadores. Imagine que só tem você e o noivo presentes no local, assim ficará mais fácil se entregar as palavras.

FALE SOBRE AS QUALIDADES

Não precisa se envergonhar, se existe um momento para dizer todas as qualidade de seu parceiro, é esse! Pense nas coisas que fazem seu coração bater quando você está com ele, as experiências que compartilharam juntos e palavras de carinho. Algumas perguntas também podem ajudar a esclarecer suas ideias como, por exemplo, ‘qual é a melhor qualidade dele?’, ‘qual é a melhor lembrança que você tem dele?’ e ‘como você se sente quando vocês estão juntos?’.

PROMESSAS

Esta é a chance para você avaliar as coisas que fazem a sua relação especial e as que são únicas. Seja específica, mas não diga nada que pode envergonhar qualquer um de vocês. Não há problema em dizer algo que vai fazer as pessoas rirem, desde que seja uma coisa que você queira dizer com sinceridade. Lembre-se que você está fazendo basicamente um pacto, portanto o que falar vai significar algo que vai fazer o seu relacionamento ficar mais saudável.

CADERNO DE VOTOS

Para palavras tão especiais, o ideal é um lugar igualmente especial para guardá-los. O caderno de votos ajuda os noivos a colocarem os pensamentos em ordem e a criarem a última declaração de amor antes de começarem a nova fase da vida. Graças ao caderno, é mais fácil para o casal guardar o pequeno discurso depois da cerimônia, tornando mais uma memória desse grande dia, além de garantir que ninguém esquecer o que quer falar no altar, não é mesmo?

PREPARAÇÃO

Leia o que escreveu um dia antes do casamento, em voz alta! Sinta as palavras e o ritmo que imprimiu na leitura e estude a melhor maneira de comunicar. Certamente, no momento em que estiver lendo pra valer, a emoção tomará conta e pode ser que se embarace um pouquinho, mas não se preocupe muito quanto a isso.

 

 

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário