Festa de Noivado

Depois do tão aguardado pedido de casamento, está na hora do casal contar a novidade e comemorar com todos os amigos e familiares. Essa é uma tradição de casamento bem antiga e que muitos noivos ainda gostam de fazer. Para ajudar, separamos sugestões sobre como organizar uma festa de noivado maravilhosa, afinal, esse é o primeiro evento antes do matrimonio e uma espécie de ensaio para o grande dia.

A festa pode ser tanto grande quanto pequena, isso varia de acordo com a quantidade de convidados que os noivos vão querer chamar. Geralmente, a família tem preferência, então é bom começar a lista de convidados selecionando os parentes e depois ir para os amigos e conhecidos. O casal precisa sempre lembrar que quando se convida alguém, a pessoa com certeza vai querer levar um acompanhante. Portanto, a organização da festa necessita de bastante atenção em todos os detalhes.

Hoje em dia, o noivo não precisa mais pedir a mão ao pai de sua namorada, mas esse continua sendo um ato muito bonito, por isso, vale a pena pensar na possibilidade. Claro, os noivos podem preferir guardar suas palavras para fazer um discurso na frente dos convidados. Nesse caso, eles devem preparar o discurso com antecedência, mesmo que o casal escolha falar o que quiser na hora, é sempre bom ter um papelzinho no bolso caso fiquem nervosos ou emocionados demais.

DATA

A única regra para a data da festa é que ela seja antes do casamento. Os noivos têm total liberdade para escolher o dia que quiserem, mas não recomendamos que a festa aconteça muito tempo depois do pedido. Todos vão querer dar as felicidades e comemorar quando souberem do noivado, então não deixe todos espetando. A data pode ser marcada para alguns meses depois do pedido, assim terão tempo para organizar a decoração, espaço, convites e todos os demais preparativos.

TEMA E DECORAÇÃO DA FESTA

Uma coisa é fato: quando escolhemos um tema, fica bem mais fácil planejar a comemoração. Não precisa ser uma temática extravagante como em festas a fantasia, basta apenas seguir uma certa paleta de cores, um tipo de decoração e elementos parecidos. Esse conceito pode ser o rústico, por exemplo, com móveis de madeira, cores em tons alegres, muito verde e arranjos florais. Os noivos também podem dar uma pesquisada nos muitos temas que existem e escolher um que tenha sua personalidade para sua festa.

Se o espaço onde acontecerá o evento já tiver sua própria característica, dá para seguir um estilo parecido. Em salões alugados, qualquer modelo de decoração se encaixa, mas no campo ou na praia seria legal usar o que o ambiente mesmo oferece, como conchas, areia, folhas, galhos e muito mais.

CONVITE

Para festas pequenas, com menos de 50 pessoas, os noivos não precisam necessariamente fazer convites impressos, eles podem organizar tudo por um grupo no whatsapp ou fazer um telefonema casual. Porém, para manter as coisas mais organizadas é melhor fazer uma lista online onde todos possam marcar sua presença na hora que quiseram. Os sites de casamento são um ótima ferramenta para essas situações. Agora, caso o casal faça questão de enviar um convite impresso a moda tradicional, eles podem fazer um modelo simples ou elaborado, o que vai depender do gosto pessoal.

BUFFET

Seja qual for o evento, ele deve ter uma boa comida e bebida. É através do buffet que as pessoas vão se deliciar e descontrair. A escolha do cardápio afeta muito em como a festa será para os convidados, por isso, os noivos devem procurar um bom chefe ou uma empresa de confiança. Os pratos podem ser modestos ou refinados, isso quem decide são os donos da festa. O que está bastante relacionado ao estilo de recepção que os noivos querem oferecer.

Se a festa de noivado acontecer em casa própria, preparar um churrasco ou um almoço caseiro é uma boa opção. Agora se for alugar um salão é melhor contratar uma empresa para o buffet. Se possível, mesmo que a festa seja modesta, tente chamar alguém com “a mão cheia” para cozinhar. Além disso, seria interessante preparar uma mesa que fique bonita a vista dos convidados

MÚSICA

festa de noivado música

Quando a festa é em casa, muita gente acaba esquecendo de preparar uma playlist para a ocasião. Contudo, assim como em um salão, é importante sempre selecionar algumas músicas para que os convidados possam se divertir no evento. Além do mais, uma boa festa deve ter trilhas sonoras tocando o tempo todo, mesmo se for apenas uma música baixinha de fundo. Vale ressaltar que – antes de preparar o som – os noivos precisam ver se os vizinhos não vão se incomodar. Em prédio, as restrições são mais chatas ainda e – geralmente – só pode tocar música até certa hora da noite e com o volume moderado.

ROUPAS

aluguel de vestidos convidadas

Os trajes vão de acordo com o modelo da festa, o local e também com o horário. Tudo depende do grau de formalidade do evento. Caso ele aconteça em um salão bem estilo luxuoso, as roupas precisam ser mais elegantes e comportadas, agora se a festa for uma reunião simples com a família e amigos em casa, os convidados podem ir mais a vontade.

Só os noivos que devem tomar um pouco mais de cuidado, então eles podem estar um pouco mais bem armados que o restante. A noiva pode ir de branco ou qualquer outra cor, mas seria legal escolher um vestido que condiz com o ambiente. Para festas de dia, cores mais claras, já de noite seria melhor usar cores escuras ou vibrantes. Se o espaço for no campo ou em casa, a noiva pode escolher um vestido curto, mas em salões o melhor são os modelos longos.

Ana Soares

Ana Soares

Colunista e jornalista do Universo das Noivas

Você tambem pode gostar

Chá de Cozinharelated-one

Chá de Cozinha

Chá Barrelated-one

Chá Bar

Chá de Lingerierelated-one

Chá de Lingerie

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário