Passo a passo para organizar um casamento em 12 meses

Olha só, você foi pedida em casamento! Mas, e agora? O que fazer? Por onde começar? Calma! O Universo das Noivas vai te ajudar!

Nós pensamos em todas as etapas que a organização de um casamento envolve e montamos um passo a passo para te ajudar a não pular ou deixar algo para trás. Este passo a passo é uma lista completa de tudo o que a noiva e o noivo precisam planejar para o casamento. Você pode utilizá-lo como um check-list para não se perder nas tarefas e acompanhá-lo aqui no site sempre que precisar!

Separamos, em 12 meses, todas as tarefas que devem ser cumpridas para que o casamento ocorra perfeitamente. É importante que o planejamento comece com, pelo menos, um ano de antecedência. Caso tenha mais que isso, melhor ainda! Não deixe nada para última hora!

PRIMEIROS PASSOS

Logo que o casal decide pelo matrimônio, já é necessário começar a pensar e definir os primeiros detalhes da união. E, assim que os primeiros pontos forem definidos, tudo ficará mais fácil e todas as outras etapas girarão em torno disso. Então, os primeiros passos serão:

  • Definir a data do casamento – Para definir a data, é importante considerar os diversos fatores que podem afetá-la. Vocês podem defini-la pensando na estação do ano, em feriados, finais de semana ou mesmo em coincidi-la com as férias do casal.
  • Definir o estilo do casamento – Qual será o estilo do casamento de vocês? Clássico, rústico, moderno? Será um casamento tradicional, Mini Wedding, Elopement Wedding ou Destination Wedding? Definir o estilo é crucial para poder começar a pensar nas outras etapas.
  • Definir o ambiente do casamento – O sonho de vocês é casar na igreja? Em um salão ou hotel? Ou preferem um casamento ao ar livre, como campo ou praia? Pensem nesse detalhe com carinho porque será de extrema importância.
  • Definir o orçamento – O orçamento é, em grande parte dos casamentos, o maior indicador de qual caminho seguir. Por isso, é importante defini-lo logo no começo para garantir que as coisas não fujam do controle.
  • Começar a busca por locais – Neste momento, você já pode começar as pesquisar e visitar locais. O ideal é visitar a maior quantidade de locais para poderem escolher entre diversos espaços diferentes.

DOZE MESES ANTES DO CASAMENTO

Falta um ano para o seu casamento! Ainda parece muito, não é mesmo? Mas não é, não! Essa época já é ideal para começar a busca pelos fornecedores e fechar alguns detalhes cruciais. Veja a seguir o que você pode, e deve, fazer com doze meses de antecedência:

  • Festa de noivado – Que tal marcar a sua festa de noivado para este mês? Chegou a hora do casal contar a novidade e comemorar com todos os amigos e familiares.
  • Começar a lista de convidados – Ter a lista de convidados será crucial para te ajudar a definir, futuramente, detalhes que envolvem quantidade de pessoas, como buffet ou salão.
  • Definir o local da cerimônia e da festa – Lembra de todos os lugares que pesquisaram e visitaram anteriormente? Aposto que vocês já têm um preferido! Esse é o momento ideal para fecha-lo e garantir a data que querem.
  • Contratar a assessoria – Caso a escolha do casal seja contratar uma empresa de assessoria de casamento, esse momento é ideal para isso. A equipe de assessoria será responsável por cuidar de toda a organização do casamento, podendo começar o serviço meses antes e terminar apenas ao final da festa.
  • Contratar fotógrafo e cinegrafista – O fotógrafo e o cinegrafista serão responsáveis por registrar cada detalhe do seu casamento. E é bom garantir cedo que eles estejam disponíveis no seu grande dia, né?
  • Definir padrinhos, madrinhas, pajens e daminhas – Esse é o momento ideal para começarem a decidir quem são as pessoas que estarão ao seu lado no altar e os definirem como padrinhos e madrinhas. Os pajens e as daminhas também não podem ser esquecidos. Você e seu noivo devem tomar essas decisões juntos e com muito carinho.

Foto: Thiago D Pereira

ONZE MESES ANTES DO CASAMENTO

Você já pode começar a espalhar por aí que falta menos de um ano para seu casamento! Mas, tudo com muita calma, porque ainda faltam diversos e importantes detalhes para definir! Esse mês demanda de vocês muita criatividade e importantes decisões. Veja o que fazer:

  • Pensar no vestido de noiva – Esse é o momento ideal para você sonhar – com ainda mais força do que antes – com o vestido de noiva. Chegou a hora de buscar muitas inspirações na internet, e em lojas,  e começar a definir – de verdade, dessa vez – como será o vestido dos seus sonhos. Não esqueça que, junto com o sonho do vestido, devem vir também os primeiros pensamentos sobre acessórios!
  • Começar a pensar no buffet – Você e noivo já devem ter suas comidas favoritas. Que tal começar a pensar em quais farão parte do grande dia? Neste momento, tenham em mente qual será o cardápio do dia e em como ele será servido.
  • Começar a pensar na decoração – Você já tem mente como quer a decoração do seu casamento? Caso a resposta seja não, essa é a hora perfeita para começar a pesquisar e buscar inspirações. Assim que encontrar uma que combine com seu estilo, já pode começar a pesquisa por empresas.
  • Escolher as atrações – Neste momento, conversem entre si e decidam quantas e quais serão as atrações da festa. Banda? DJ? Coral para a cerimônia? Diversão para as crianças? Cabine de fotos? O que mais? Pesquisem e definam quais serão.

Foto: Thiago D Pereira

DEZ MESES ANTES DO CASAMENTO

Oba! Agora você já chegou na casa dos 200 e faltam menos de 300 dias para o casamento! Mantenha a animação e não se desespere, porque as tarefas estão apenas começando e esse é o mês de fechar mais alguns contratos. Vamos lá:

  • Contratar decoração – Já buscou bastante inspiração, pesquisou empresas e conseguiu decidir como quer tudo? Então, agora, já pode fechar o contrato e garantir a decoração dos seus sonhos para o casamento!
  • Contratar atrações – Se vocês já pensaram bastante e se decidiram sobre as atrações do casamento, este é o melhor momento para contratá-las e garantir a diversão para o dia. Junto com as atrações, vocês já podem procurar e contratar, caso necessário, iluminação e pista de dança.
  • Visitar buffets e degustar cardápios – Vocês já decidiram o tipo de cardápio do casamento e pesquisaram muitas empresas. Mas nada pode ajudar ainda mais a definir o buffet do que ver tudo com os próprios olhos. Ou melhor, comer com as próprias bocas.
  • Começar a busca pelo bar – Caso a ideia de vocês seja ter um bar no casamento, esse é momento para começar a busca. Definam o estilo de bebidas que irão querer e já podem entrar em contato com as empresas. Nesse caso, degustação também é muito bem-vinda.

Foto: Casar em Cancún

NOVE MESES ANTES DO CASAMENTO

Boa parte dos detalhes estão sendo fechados e, agora, as coisas passam a parecer ainda mais oficiais. Talvez, esse mês já seja o ideal para começar a pensar em como irão contar aos convidados tudo o que vocês tem planejado!  Veja:

  • Contratar o buffet – Agora chega de ficar apenas degustando por aí! Chegou a hora de sentarem para conversar e definir qual será o buffet do dia. Não percam tempo em contratar a empresa, vocês não querem acabar ficando sem a preferida do casal, né?
  • Planejar os convites dos padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens – A essa altura, vocês já devem ter certeza de quem serão os padrinhos, e, é provável, que eles mesmos já saibam. Mas que tal tornar isso oficial e começar a planejar como irão convidá-los? As caixas personalizadas são as mais buscadas para isso!
  • Definir o Save The Date – Ao pé da letra, “save the date” significa “reserve a data”. Esta é uma maneira informal e divertida de comunicar aos seus convidados que vocês já escolheram um dia para o casamento. Neste momento, vocês já podem começar a pensar e definir como será feito esse anúncio.
  • Planejar o casamento civil – casamento civil é quando o casal se une de verdade perante a lei e ao estado, vocês não vão esquecer essa parte, né? Comecem a pensar sobre o assunto e a pesquisar as documentações que serão necessárias.

Foto: Studio R

OITO MESES ANTES DO CASAMENTO

Vocês já definiram vários detalhes e, ainda assim, parece que as contratações nunca acabam? Calma! Talvez este mês seja um pouco mais tranquilo, nesse sentido. Vamos dar uma olhada:

  • Definir o vestido da noiva – Até aqui você já deve ter sonhado e pesquisado muito por vestidos de noiva. Mas já conseguiu escolher o seu? Se a resposta for não, é importante se apressar para escolher o ideal e garantir que ele esteja com todos os ajustes perfeitos para o grande dia.
  • Convidar padrinhos, madrinhas, daminhas, pajens e pais – Eles são convidados especiais e sabemos que terão preocupações a mais em relação aos outros. Por conta disso, os padrinhos e madrinhas, os pajens e daminhas e o os pais dos noivos precisam ser convidados antes.
  • Anunciar o Save the Date – Pode parecer meio cedo, mas você não quer que seus convidados planejem uma super viagem justamente para o dia do seu casamento, né? A intenção do Save the Date é exatamente essa: garantir que todos os seus convidados reservem a data e estejam livres no seu dia.
  • Pensar nos convites do casamento – Nesse momento, você já pode começar a pensar nos convites oficiais do casamento. O convite de casamento funciona como uma prévia do que está por vir e deve trazer as principais informações sobre o evento: data, local, horário.
  • Pesquisar bolo e doces – Já está na hora de começar a pensar na parte doce da vida. Busque inspirações e comece a pesquisa por empresas que façam doces e bolos.

Foto: Studio R

SETE MESES ANTES DO CASAMENTO 

Está chegando cada vez mais perto e as tarefas não acabam! Mas poda ficar tranquila: este deve ser um mês de muitos planejamentos e zero estresse. Saiba o que fazer:

  • Começar lista de presentes – Quem disse que os noivos só gastam? Chegou aquela hora gostosa de começar montar a lista de presentes de vocês. Essa tarefa pode ser até relaxante!
  • Encomendar bolo e doces – Agora que definiram o sabor do bolo e os docinhos, vocês já podem encomendá-los com a empresa escolhida.
  • Pensar na maquiagem e no cabelo – Você, com certeza, quer estar maravilhosa no seu grande dia, né? Então, esse é o momento perfeito para começar a pensar maquiagem e no penteado que irá usar. Você pode buscar inspirações na internet, e também vale entrar em contato com profissionais para entender o que mais combina com você.
  • Programar a lua de mel – Caso vocês ainda não tenham planejado a viagem de lua de mel, esse momento mais tranquilo pode ser o ideal para isso! Escolham o destino, data e já podem emitir as passagens.
  • Planejar chás – Você vai fazer algum tipo de chá? Chá de cozinha? Chá bar? Chá de lingerie? Ou chá de cofrinho? Chegou a hora de decidir entre eles e começar os planos para o dia.

Foto: Studio R

SEIS MESES ANTES DO CASAMENTO

O tempo está voando, não é mesmo? Agora você já chegou na casa dos 100 e faltam menos de 200 dias para o casamento! Estamos no meio do caminho, mas talvez, não na metade das tarefas. Daqui pra frente, tudo parece que deixa de ser apenas um sonho, e você vai começar a pensar mais nos pequenos detalhes. Olha só:

  • Definir os trajes e dos padrinhos e do noivo – Talvez essa tarefa seja de maior responsabilidade do noivo. Mas que tal ajudá-lo nisso? Os trajes devem estar de acordo com o horário e o local do casamento.
  • Definir os vestidos das madrinhas, daminhas e mães – O traje das madrinhas também faz parte de todo o conjunto do que deixará o ambiente mais bonito e harmônico. Então, esse é o momento certo de defini-lo para que elas tenham tempo de se programar. As mães e daminhas também, hein.
  • Contratar o bar – Vocês já pesquisaram bastante e conheceram diferentes empresas para cuidar do bar do casamento. Chegou a hora de definir qual é a escolhida do casal e fechar com eles!
  • Contratar os convites – Se você já encontrou a empresa que fará seus convites, chegou a hora de contratá-los! E caso decida fazê-los por conta própria, também já está na hora de começar. Nesse momento, vocês podem, também, começar a pensar nas papelarias do dia, como reservas, menus e porta copos.
  • Definir as lembrancinhas – Uma das partes favoritas dos convidados é receber o mimo no fim da festa. E parece que chegou na hora de vocês começarem a pensar nisso. Pensem, conversem e pesquisem até encontrarem uma lembrancinha de casamento que os agrade e que acreditam que irá agradar aos convidados.

Foto: @biancaramosphoto

CINCO MESES ANTES DO CASAMENTO 

Se tem algo que ninguém controla, é o tempo. E você já deve ter percebido que ele não para, né? Então, mão na massa e vamos fazer esse casamento acontecer perfeitamente! Veja o que fazer neste mês:

  • Comprar lembrancinhas – Vocês já devem ter pesquisado bastante sobre as lembrancinhas e talvez até já tenham as definido. Caso seja algo pronto, chegou a hora de comprá-las, e caso tenham decidido montá-las por conta própria, já podem começar!
  • Definir e comprar alianças – A aliança é objeto que melhor representa a união eterna entre duas pessoas. Que tal começar a procura pela de vocês? Assim que definirem, juntos, qual será a aliança, chegou o momento de comprar!
  • Definir o topo do bolo – O topo do bolo de casamento reflete toda a personalidade do casal. Que tal começar a pensar nisso e já definir o que mais combina com vocês?
  • Escolher o buquê – O buquê será um detalhe importantíssimo durante aquele momento super especial em que a noiva caminha até o altar. Escolha um que entre em harmonia com o seu visual, levando em consideração a maquiagem, o sapato e o vestido.
  • Pensar e definir o sapato de noiva – O sapato da noiva pode parecer apenas um detalhe, mas ele será a base de tudo enquanto você caminha até o altar. Chegou a hora de começar a pensar nisso e defini-lo com muito carinho. Este momento pode ser ideal para definir, também, os acessórios que te deixarão ainda mais linda.

Foto: Sam Sacramento e Rayana Sacramento

QUATRO MESES ANTES DO CASAMENTO

Os meses estão voando e você já pode falar que seu casamento está realmente por perto! Será que está na hora de avisar a todos? Vamos ver o que fazer este mês:

  • Começar entrega dos convites – Sim, chegou a hora de começar a preparar os convidados para o seu casamento! Comece a entrega dos convites por aqueles que moram um pouco mais longe e que terão maior trabalho com o deslocamento.
  • Escolher quem levará as alianças – As alianças não chegarão sozinhas até o altar. Vocês já sabem quem irá levá-las? Caso não, chegou a hora de definir. E convidar o escolhido, claro.
  • Listar músicas preferidas – A esta altura, vocês já definiram quem irá animar a festa, né? Mas para garantir ainda mais a diversão, que tal fazer uma lista com as músicas que vocês vão adorar curtir juntinhos? Passem essa lista para o DJ ou banda contratados.
  • Provar vestido – Quando você definiu o vestido, ele, provavelmente, precisava de alguns ajustes. Chegou a hora de fazer a prova  do vestido para conferir se está tudo certo com esses detalhes. Assim, caso algo esteja errado, ainda temos tempo, né?
  • Pensar na noite de núpcias – Se a ideia de vocês é ter a tradicional noite de núpcias, chegou o momento de começar a organizá-la. Vocês já podem começar a pesquisa por locais para curtir juntos a primeira noite de casados.

Foto: Catherine O’Hara – Wedding Luxe

TRÊS MESES ANTES DO CASAMENTO

Você já parou para pensar que saiu dos três dígitos e que faltam menos de 100 dias para o casamento? Pois é! Neste mês, vamos definir mais alguns detalhes que serão cruciais para você no grande dia. Mas tudo com muita tranquilidade, tá bom? O que fazer:

  • Escolher maquiador – Você já pesquisou muitas maquiagens e buscou por diferentes profissionais. Chegou o momento de definir, de vez, quem será o responsável por te deixar ainda mais linda no grande dia. Agora, vale definir, também, os profissionais que farão o cabelo e as unhas.
  • Provar maquiagem e penteado – Definidos os profissionais e os estilos, chegou a hora de fazer a prova de tudo que escolheu. A prova é importante para garantir se o que foi definido é, realmente, o ideal para você. Não quer que nada saia errado no seu dia, né?
  • Reservar dia da noiva – Caso sua escolha seja um dia da noiva no salão, este é o momento de reservá-lo. Se não for em um salão, contate os profissionais escolhidos para garantir que sua data com eles está reservada.
  • Finalizar entrega dos convites – Agora, mesmo aqueles que moram mais por perto, já podem receber seus convites. Eles já reservaram a data com o Save the Date, mas ainda precisam de mais informações sobre o dia escolhido.

Foto: Studio R

DOIS MESES ANTES DO CASAMENTO

Uau, estamos cada vez mais perto do grande dia! As coisas estão se ajeitando e, mesmo assim, parece que as tarefas não acabam nunca. Ainda bem que estamos aqui para te ajudar com tudo isso, né? Veja o que fazer neste mês:

  • Definir a música da dança – Os casamentos têm, tradicionalmente, aquele momento especial da primeira dança dos noivos antes de abrir a pista. Vocês já escolheram a trilha sonora desse momento? Definam qual será a música e passem para o profissional que estará responsável por colocá-la.
  • Fazer degustação final do buffet – Vocês definiram o buffet e escolheram o cardápio do grande dia. Chegou a hora de fazer uma última degustação para ajustar os detalhes finais.
  • Definir o porta-alianças – O porta-alianças será o apoio e proteção das alianças até o esperado momento em que vocês irão trocá-las. Que tal começar a pensar nele? Existem diversos modelos, e, assim que definirem, já podem comprar!
  • Contratar o transporte da noiva – A chegada da noiva é um dos momentos mais charmosos da cerimônia de casamento. Já sabe como quer chegar no seu casamento? O mais comum é contratar um carro para o serviço. Caso seja sua escolha, chegou a hora.
  • Planejar o roteiro do casamento – Seguir uma vida sem roteiros parece mais legal, né? Mas para o casamento, é ideal que, pelo menos para os principais momento, exista uma programação. O cerimonialista poderá te ajudar com isso.

Foto: Megazap

UM MÊS ANTES DO CASAMENTO

Agora é oficial: falta um mês para o seu casamento! Os sonhos estão cada vez mais perto de se tornarem realidade, e esse é o momento de relaxar e acreditar que tudo vai dar certo. Vamos acertar os detalhes finais:

  • Realizar chás – Você  planejou por bastante tempo como seria o seu chá. Não importa se será chá de panela, bar ou lingerie, chegou a hora de fazê-lo! Aproveite o dia com seus familiares e amigos mais próximos para relaxar e se divertir bastante.
  • Escrever os votos – Os votos de casamento são promessas que devem ser cumpridas durante a vida de casados. Agora, tão perto do casamento, as emoções estão à flor da pele. Esse pode ser o momento ideal para escrevê-los com toda sua sinceridade e carinho.
  • Reunir com assessoria e cerimonialista – O casamento está próximo, e é importante, neste momento, se reunir com os profissionais para revisar o roteiro do dia e fazer os ajustes finais.
  • Gravar alianças – As alianças estão compradas, o porta-alianças também e vocês já definiram quem levará tudo até o altar. Mas ainda falta tornar as alianças únicas e exclusivas do casal. Garanta que elas estejam gravadas e polidas.
  • Provar visual completo – Todos os ajustes do vestido estão prontos, o sapato está definido e os detalhes finais de cabelo e maquiagem foram acertados. Que tal, agora, experimentar tudo isso novamente para evitar qualquer tipo de imprevisto no seu dia?
  • Confirmar presença dos convidados – Alguém ainda não respondeu ao convite de vocês? Este é o momento ideal para entrar em contato com os convidados e confirmar a quantidade exata dos que estarão presentes no dia.

Foto: Studio R

QUINZE DIAS ANTES DO CASAMENTO

Agora, você deve estar mais ansiosa do que nunca! O dia está chegando e ainda têm tantos detalhes para definir. Mas não se desespere. As tarefas estão quase no final e nós vamos te ajudar. Confira o que fazer neste momento:

  • Escrever cartões de agradecimento – O cartão de agradecimento pode ser um jeito muito charmoso de agradecer aos seus convidados pela presença. Vocês já podem começar a escrevê-los.
  • Informar quantidade exata de convidados –  Vocês já estão com o buffet inteiro definido. Mas, agora que já têm o número dos confirmados para a festa, o ideal é passar para o buffet e garantir que não vá faltar ou sobrar muita comida. Passe esse número, também, aos outros profissionais que estarão envolvidos no dia do casamento.
  • Acertar despesas – Se organizem. Vocês não querem se casar com dívidas, né? Fazer um check-list do que já foi pago e do que ainda falta pagar, irá ajudar bastante.
  • Fazer reunião com o celebrante – A reunião com o celebrante é importante para que possam definir, junto a ele, o estilo de cerimônia que desejam.

Foto: Megazap

UMA SEMANA ANTES DO CASAMENTO

Você já não deve estar se aguentando de ansiedade. Ou até já se acostumou com o friozinho na barriga? A esta altura está praticamente tudo pronto, resta apenas confirmar e garantir que os desejos de vocês sejam realizados. Isso é o que fará durante a semana:

  • Fazer reunião final com cerimonialista – Com o casamento tão próximo, é importante que se reúnam com o/a cerimonialista para definir os detalhes finais e garantir que tudo aconteça conforme a vontade de vocês.
  • Fazer ensaio da cerimônia – Para o ensaio da cerimônia, é importante que estejam presentes noivos, pais, daminhas e pajens. O ideal, é marcar o ensaio neste momento para que tudo fique bem fresco memória.
  • Fazer tratamentos de beleza – Caso tenha a intenção de fazer algum tratamento de beleza, esses dias que antecedem a cerimônia são perfeitos. Você pode adiantar unhas, sobrancelhas, depilação e até mesmo, hidratação no cabelo.
  • Preparar mala para a noite de núpcias – Se a ideia de vocês é passar a noite de núpcias fora de casa, já pode começar a arrumar suas coisas. É importante adiantar tudo o que for possível para evitar muitas preocupações no seu grande dia.
  • Evitar estresses – Daqui para frente, é essencial evitar estresses. Portanto, sempre que possível, passe funções para quem estiver disposto a te ajudar, seja para assessoria, madrinhas ou mãe.
  • Descansar e manter alimentação saudável – Para chegar saudável ao grande dia e ter certeza de que estará perfeita, é importante descansar bastante durante essa semana e evitar comer muitas besteiras.

Foto: Megazap

UM DIA ANTES DE CASAMENTO 

Lembra de quando faltava mais de um ano para o casamento e tudo não passava de sonhos e vontades? Pois é! Acredite se quiser, mas os sonhos estão prestes a se tornarem realidade. O seu casamento é amanhã! Veja como se preparar neste dia de muita ansiedade:

  • Revisar os votos – Você já deve ter colocado no papel tudo o que sente para escrever seus votos. Que tal revisá-los hoje para garantir que tudo está de acordo? Assim, você evitará de se atrapalhar na hora de dividi-los com o noivo.
  • Arrumar itens do casamento – É importante que tenha por perto todos os itens que possa precisar durante o casamento, para isso, arrume uma bolsa com o essencial. Maquiagem, remédios, itens de higiene… Deixe-os organizados para não deixar nada para trás.
  • Criar hashtag do casamento – Se vocês desejam fazer do evento um sucesso nas redes sociais, a hashtag é fundamental. Basta criar uma e pedir para que seus convidados a coloque nas fotos que postarem.
  • Dormir bem – Sabemos que a ansiedade é muita e que, provavelmente, será difícil dormir essa noite. Mas, amanhã, o dia é longo, e é importante que você esteja bem descansada para aproveitá-lo do começo ao fim. Tenha, pelo menos, oito horas de sono.

Foto: Megazap

NO DIA DO CASAMENTO

Quase podemos sentir sua ansiedade daqui! O friozinho na barriga deve estar mais forte do que nunca. Mas mantenha a calma. Respire fundo. E relaxe. Esse é o seu dia, o seu casamento, e nada pode atrapalhá-los! Agora, as tarefas estão acabando, de verdade:

  • Se alimentar bem – Sabemos que você, provavelmente, estará bem ocupada no dia de hoje. Mas é importante que você se alimente bem e não pule refeições. O dia será longo e você quer aproveitá-lo do começo ao fim, certo?
  • Seguir roteiro – Planejou um dia da noiva? Um encontro com as amigas? Ou com os pais? Siga a rotina que definiu com antecedência. Evite alterações no roteiro de seu dia e, assim, evitará imprevistos.
  • Seguir o que foi definido – Você escolheu o penteado e a maquiagem com antecedência justamente para evitar imprevistos, certo? Então, siga isso! Agora não é um bom momento para mudar de ideia em relação ao visual, e seguir o que foi definido irá te garantir sossego.
  • Manter contato – Conversar com sua mãe e madrinhas com certeza vai te ajudar a relaxar e aguentar a ansiedade. Além disso, enviar mensagens ou fazer ligações para o noivo pode te ajudar muito. Afinal, ele entende perfeitamente o que você está passando, não é? Então, conversem, falem sobre o dia, sobre os sentimentos em relação ao que está por vir. Com certeza, ficarão mais tranquilos.
  • Evitar atrasos – Sabemos que existe a tradição de que noiva deve se atrasar para o casamento. Mas isso pode não ser muito legal para os convidados e mesmo para o noivo que estará, com certeza, muito ansioso. Portanto, siga a rotina conforme o planejado e evite deixar a todos esperando.
  • Aproveitar o dia – Você passou meses planejando, organizando e se preparando para este dia, não é? Chegou a hora de curtir tudo que ele tem a oferecer, desde a preparação até a noite de núpcias! Não deixe nada te atrapalhar e te desviar do seu objetivo de ter o casamento dos sonhos, ok? Portanto, aproveite as horas que antecedem a cerimônia para relaxar e se divertir ao lado das madrinhas e curta o dia da noiva do começo ao fim. Assim que chegar o tão esperado momento, lembre-se que o dia é seu! Faça tudo o que tiver vontade. Ria, chore, dance, divirta-se com familiares e amigos, curta o noivo e não esqueça de aproveitar cada pequeno momento! Afinal, é o dia seu casamento! Entre lá e seja feliz!

Foto: Megazap

PÓS-CASAMENTO 

Depois de tanta espera, você finalmente teve seu grande dia! Mas, e agora, o que fazer? Passamos tanto tempo nos organizando para o dia do casamento, mas será que temos tarefas pós-casamento? A resposta é: sim! Você viveu o seu dia dos sonhos e chegou o momento de perceber que tudo isso aconteceu de verdade e aproveitar a vida de casada! Veja o que fazer após o casamento:

  • Agradecer aos convidados – Com certeza, a presença dos convidados foi essencial para garantir muita emoção e diversão no seu grande dia. Que tal agradecê-los? Você pode enviar um cartão de agradecimento ou mesmo uma mensagem.
  • Organizar os presentes – Vocês devem ter ganho diversos presentes de casamento. Chegou o momento de conferir tudo começar a organizá-los. Se possível, agradeça por eles.
  • Conferir documentos – Se você fez alterações no nome, é importante garantir que tudo esteja certo. Neste momento, você já pode começar a pesquisar sobre a atualização dos documentos.
  • Aproveitar a lua de mel – Vocês organizaram tudo, se programaram, e aposto que estão ansiosos para aproveitar a lua de mel, não é? Chegou o momento! Aproveitem a viagem para curtir e relaxar bastante um ao lado do outro e começar a vida de casados com o pé direito.

As tarefas realmente são muitas, né? Mas esperamos que, com esse passo a passo, você consiga organizar seu casamento sem dificuldades.

O que você achou? Conta pra gente em qual etapa está!

Você tambem pode gostar

1 Comentário

Deixe um comentário