Qual o melhor mês para casar? Descubra a data perfeita para você

Se você acabou de ficar noiva, já deve estar se jogando nas ideias e inspirações para o casamento. Mas cuidado para não se empolgar demais e pular etapas importantes para o processo! O primeiro passo agora? Definir a data do casamento!

Mas como escolher a data perfeita? A gente te ajuda! O importante é que vocês definam qual é a prioridade para o grande dia. Economia? Tempo firme? A presença de todos os convidados? Flores especiais? Assim, ficará mais fácil encontrar o melhor mês para casar!

Confira as vantagens e desvantagens de cada mês e encontre o perfeito para você:

Reprodução Instagram @adamoprisphotography

JANEIRO

Vantagens: Janeiro é o mês menos procurado para festas de casamento. Por conta disso, é mais fácil encontrar datas disponíveis com os fornecedores e ter margens mais atrativas de negociação.

Desvantagens: O tempo é grande problema! O calor excessivo e as fortes chuvas desse mês podem trazer complicações ao evento. Por conta disso, janeiro não é indicado para casamentos ao ar livre. Além disso, é um mês de férias, o que pode fazer com que parte dos convidados não compareça.

Reprodução Instagram @ahmadyounesphotography

FEVEREIRO

Vantagens: Assim como o anterior, fevereiro também é um mês pouco procurado para casamentos, o que pode trazer grandes vantagens financeiras. O mês também é ótimo para as noivinhas que curtem flores tropicais!

Desvantagens: O calor excessivo e as chuvas fortes e frequentes continuam nesse mês, o que pode te fazer repensar alguns detalhes. Um “plano b” é indispensável para casamentos ao ar livre. Além disso, é necessário tomar cuidado com o feriado de carnaval, que pode fazer com que seus convidados estejam viajando durante o casamento.

Reprodução Instagram @alexfaccinifotografo

MARÇO

Vantagens: Em março, as temperaturas já estão mais amenas e agradáveis, evitando cerimônias desconfortáveis. Isso torna o mês mais atraente para casamentos na praia. Além disso, março é perfeito para as noivinhas que sonham com a decoração de orquídeas.

Desvantagens: A procura começa a aumentar, tornando as datas um pouco mais disputadas. E o grande problema conhecido por todos: as águas de março que fecham o verão. Isso torna indispensável um plano b para casamentos ao ar livre.

Reprodução Instagram @joancarolphotography

ABRIL

Vantagens: Abril é muito conhecido como o melhor mês para se casar! As temperaturas caem um pouco e o tempo fica mais seco, tornando-o perfeito para cerimônias ao ar livre.

Desvantagens: A primeira vantagem é também uma desvantagem! Abril é considerado o melhor mês para casar, o que o torna hiper concorrido. Essa concorrência, além de os abrigar a fechar tudo com antecedência, também aumenta muito os valores. Então, se orçamento não é problema, Abril é perfeito!

Reprodução Instagram @riatlastudio

MAIO

Vantagens: Apesar de conhecido como “mês das noivas”, Maio já não é mais tão escolhido para casamentos. Isso pode facilitar a busca por espaços e fornecedores. Além disso, as temperaturas ficam mais baixas e o tempo fica seco, permitindo casamentos ao ar livre, com certa precaução.

Desvantagens: O apelido de “mês das noivas” ainda pode afetar os fornecedores, que oferecerão valores mais altos. Outro ponto importante para o orçamento é que, por conta da proximidade com o dia das mães, as flores podem estar mais caras, o que aumentará os valores da decoração.

Reprodução Instagram @ouniversodasnoivas

JUNHO

Vantagens: O mês de junho é ótimo para conseguir bons descontos! A concorrência é bem menor, o que torna os espaços e fornecedores mais abertos a negociações. Além disso, é o mês perfeito para as noivas que são fãs de tulipas!

Desvantagens: As temperaturas começam a ficar mais baixas, o que torna junho pouco viável para casamentos ao ar livre. Além disso, o mês os obriga a investir em trajes mais quentinhos.

Reprodução Instagram @ouniversodasnoivas

JULHO

Vantagens: Julho faz parte dos meses menos procurados para casamentos, o que o torna o mais barato e possibilita maiores descontos. A estação pode trazer um cenário lindíssimo e flores variadas, como tulipas, hortênsias e copos de leite.

Desvantagens: O frio mais forte é a grande desvantagem desse mês. É importante evitar casamentos ao ar livre e investir um pouco mais em trajes quentinhos. Outra questão importante é que junho é mês de férias escolares, o que pode fazer com que parte dos convidados esteja viajando durante o casamento.

Pinterest

AGOSTO

Vantagens: Agosto pode até ser conhecido como “mês do desgosto”, mas sabia essa pode ser uma ótima vantagem? A lenda faz com que muitos casais o evitem, tornando esse mês um dos mais baratos para casar. Tanto os espaços quantos os fornecedores podem abaixar bastante os valores.

Desvantagens: O mês pode não ser atrativo se vocês, ou os familiares, forem supersticiosos. Outro problema são as temperaturas que costumam continuar bastante baixas durante agosto.

Reprodução Instagram @alexfaccinifotografo

SETEMBRO

Vantagens: Setembro é o mês queridinho das noivas! A chegada da primavera faz com que as flores estejam mais lindas do que nunca, possibilitando os mais diversos estilos de decoração. As temperaturas amenas desse mês também o tornam ótimo tanto para cerimônias fechadas quanto ao ar livre.

Desvantagens: Por ser um mês tão procurado, Setembro traz uma boa disputa por datas e espaços. Além disso, o maior problema fica por conta do orçamento! A grande procura pode fazer com que os valores subam bastante.

Reprodução Instagram @ouniversodasnoivas

OUTUBRO

Vantagens: Outubro segue com as vantagens do mês anterior. É um dos favoritos das noivas, e a primavera está em seu auge, o tornando perfeito para casamentos em meio à natureza. Além disso, as temperaturas ficam agradáveis e as chuvas são menos frequentes.

Desvantagens: As desvantagens também continuam as mesmas! A grande procura faz com que o mês seja disputado, os obrigando a se apressar com as decisões de espaços e fornecedores. Essa concorrência ainda faz com que os valores subam, diminuindo as chances de negociações.

Reprodução Instagram @alexfaccinifotografo

NOVEMBRO

Vantagens: Novembro é um mês menos concorrido que os anteriores, mas ainda permite aproveitar o colorido da natureza para a decoração. A lavanda é a flor do mês, o que permite cerimônias muito atraentes com a cor e o aroma perfeitos dessas flores.

Desvantagens: As preocupações com temperaturas altas e chuvas voltam a aparecer nesse mês. Então, pode ser importante evitar cerimônias ao ar livre. Os feriados de novembro também podem afetar a presença dos convidados e a entrega de itens.

Pinterest

DEZEMBRO

Vantagens: Dezembro é um dos meses em que mais acontecem casamentos. Ele traz no ar um clima de festas perfeito para o evento, além de trazer a possibilidade de começar juntos um novo ano, seguindo à regrinha “ano novo, vida nova”. O clima contagiante de dezembro é sem igual!

Desvantagens: As altas temperaturas e as fortes chuvas são preocupações nesse mês, o tornando uma opção ruim para casamentos ao ar livre. Além disso, é importante levar em conta as férias e festas de fim de ano, que podem fazer alguns convidados faltarem.

Reprodução Instagram @ahmadyounesphotography

GUIA PRÁTICO 

Leu tudo e ainda não conseguiu escolher o melhor mês para você? Esse guia mais rápido e prático pode te ajudar! Escolha o melhor mês de acordo com suas prioridades e confira ao quê deve ficar atenta em cada um deles:

  • ECONOMIZAR
    • Janeiro – Fortes chuvas, temperaturas elevadas e férias escolares.
    • Fevereiro – Fortes chuvas, temperaturas elevadas e feriado de carnaval.
    • Junho – Mudanças repentinas de temperaturas.
    • Julho – Baixas temperaturas e férias escolares.
    • Agosto – Baixas temperaturas e superstições.
  • FUGIR DAS CHUVAS
    • Abril – Forte concorrência e valores elevados.
    • Maio – Valores elevados e flores mais caras.
    • Junho – Mudanças repentinas de temperaturas.
  • CLIMA AGRADÁVEL
    • Março – Fortes chuvas e menores chances de negociações.
    • Abril – Forte concorrência e valores elevados.
    • Setembro – Forte concorrência e valores elevados.
    • Outubro – Forte concorrência e valores elevados.

Reprodução Instagram @adamoprisphotography

E aí, noivinha, o que achou? Conseguiu encontrar o melhor mês para seu casamento Conte para a gente qual é!

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário