Quanto custa um casamento na praia? Principais gastos e como economizar

Se você pensa em ter um casamento na praia, com certeza, já perdeu algum tempo pensando nos valores e na organização dele. “É mais caro?”, “Os gastos são diferentes?”, “Como vou escolher os fornecedores?“, “Será que dá pra economizar em algum ponto?”. As dúvidas são muitas! Por isso, estamos aqui para te ajudar!

É claro que as respostas não são absolutas! Tudo depende do estilo e da quantidade de convidados no seu casamento. Então, separamos os principais gastos e formas de economizar em um casamento na praia. Assim, vocês poderão analisar cada item de forma prática e chegarão juntos às melhores conclusões! Confira:

Pinterest

AUTORIZAÇÃO

Na maioria das praias públicas, é necessário pagar uma taxa à prefeitura para obter autorização de utilizar o espaço. No litoral norte de São Paulo, por exemplo, a média é de R$ 1.200 para 300 m². Por isso, é importante que vocês se informem o quanto antes sobre os valores. Se a ideia é um casamento pé na areia, não há muito como fugir desse gasto. Ele pode ser eliminado se optarem por um espaço privado ou local fechado com vista para o mar.

Pinterest

Reprodução Instagram @sandrarezendestore

HOSPEDAGEM

Se vocês não moram próximos ao local da cerimônia, esse é, sem dúvidas, um gasto extra do casamento na praia. A cerimônia, normalmente, ocorre durante o dia e nem sempre os convidados e os noivos têm onde ficar ou como voltar para casa após. Por conta disso e pela comodidade que merecem, a hospedagem é a melhor escolha. Alguns hotéis, inclusive, oferecem pacotes que incluem evento e hospedagem. Além disso, vocês podem conseguir bons descontos se todos ficarem no mesmo espaço.

Reprodução Instagram @biancaramosphoto

Reprodução Instagram @biancaramosphoto

PLANO B

Casamentos ao ar livre envolvem os mais diversos tipos de imprevistos, e o principal deles é em relação ao tempo. Por conta disso, é indispensável ter um plano b para a cerimônia. Vocês precisam ter em mente que a reserva de um local fechado ou o aluguel de tendas é um gasto a mais quando tratamos de casamento na praia. Esse extra pode ser evitado se optarem por um espaço que disponibilize ambos ambientes, como um hotel pé na areia.

Foto: KT Merry Photography

Pinterest

BEM-ESTAR

Esse é um gasto extra mais leve, porém muito importante para garantir o bem-estar de todos. As cerimônias de casamento na praia, normalmente, ocorrem ao ar livre e sob a luz do sol, situação em que diversos imprevistos podem acontecer. Por isso, é bem legal disponibilizar alguns mimos para garantir o bem-estar dos convidados durante a cerimônia. Muito calor? Leques e refrescos! Sol forte? Protetor solar! Insetos? Repelente! E assim, vai! É importante que estejam prevenidos para todo tipo de situação.

Pinterest

Foto: João Cappa | Via Noiva Ansiosa

RECEPÇÃO

Se vocês querem um casamento na praia, provavelmente sonham com aquela linda cerimônia pé na areia e vista para o mar. Mas, já pensaram em como será o pós-cerimônia? Muitas vezes, a recepção acontece em um ambiente separado, se tornando um gasto extra, tanto pelo local a mais quanto pelo deslocamento. Encontrar um espaço que ofereça ambas opções é uma boa forma de resolver essa questão.

Foto: Rafaela Azevedo

Pinterest

ASSESSORIA ESPECIALIZADA

Para casamentos na praia, as melhores opções são sempre os profissionais especializados no estilo. A assessoria especializada tem mais experiência em organizar esse tipo de evento, o que pode livrá-los de diversos imprevistos. Porém, esse detalhe diminui a cartela de opções e sobe os valores. O ideal é buscar por assessorias próximas à região do casamento, pois, além de conhecerem o local e os fornecedores, cortam o gasto com deslocamento.

Foto: Casar em Cancún

Foto: Raul Aragão

FORNECEDORES

Assim como a assessoria, é importante que os fornecedores do casamento na praia sejam especializados ou experientes no estilo. Esse requisito exige muita pesquisa e filtragem, o que pode diminuir as opções e aumentar os custos. Porém, vocês podem economizar nesse ponto se fizerem as buscas entre fornecedores próximos à praia escolhida. Além de conhecerem e estarem acostumados com o ambiente, o serviço deles costuma ser mais barato, pois o deslocamento é menor.

Reprodução Instagram @fotografothiagodpereira

Pinterest

DECORAÇÃO

Quando falamos de casamento na praia, essa é a grande vantagem! Existe decoração mais bonita do que o maravilhoso contraste entre o azul do mar e um pôr do sol alaranjado? Acho que não! E o melhor: você não precisa pagar pela montagem deles! É exatamente por isso, que a decoração do casamento não precisa ser extravagante, reduzindo bastante o gasto. Além disso, vocês podem optar flores da estação e em menor quantidade e investir nas folhagens – que ficam lindas – para economizar ainda mais!

Reprodução Instagram @boutiquede3

Pinterest

CARDÁPIO

O clima e o ambiente do casamento na praia pedem por um cardápio fresco e leve. Então, as bebidas como sucos, refrescos e águas de coco são perfeitas! Os drinks com ar praiano, como Sex on the Beach, Mojito e Pinã Colada, também são uma ótima pedida para animar os convidados!

Para comer, os frutos do mar são praticamente indispensáveis – mas oferecer um opção extra é sempre importante! Além disso, vocês podem se jogar nas mesas de frios, saladas, finger foods, sobremesas geladas e frutas! A melhor opção para economizar aqui é apostar nos pratos típicos da região.

Pinterest

Pinterest

ROUPAS

O clima praiano permite que vocês abandonem os trajes clássicos e extravagantes e apostem em opções mais confortáveis e despojadas. Quando tratamos dos gastos, essa é uma grande vantagem! Isso porque, as roupas leves e os vestidos de noiva fluídos que aparecem no casamento na praia costumam ser mais baratos do que os estilos sofisticados.

Foto: Michele Roth Fotografia

Foto: Filipe Paes

LUA DE MEL

Essa é uma das maiores vantagens de um casamento na praia: Se vocês já estão em um hotel maravilhoso em uma praia maravilhosa, então, por que sair de lá? Essa é uma ótima forma de economizar com a lua de mel! Saindo do casamento, vocês poderão pular direto para a parte de curtir a viagem e, além das despesas, as preocupações e burocracias também serão menores.

Reprodução Instagram @casamentocancun

Reprodução Instagram @adamoprisphotography

E aí, noivinha, conseguiu organizar os gastos para seu casamento na praia? Conte para a gente o que achou!

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário