Saiba qual é a ordem de entrada durante a cerimônia

A cerimônia é – sem dúvida – a parte mais importante da casamento, sendo esse o momento reservado para todas as emoções e sentimentos. Mas a questão é: você sabe a ordem de cada integrante durante a cerimônia? Se a resposta for não, tudo bem. Estamos aqui para ajudá-los!

ORDEM

Tradicionalmente, a cerimônia começa com a entrada dos pais dos noivos. O único que ficará de fora é o pai da noiva, já que este entrará com a filha no altar. Em seguida, acontece a entrada dos padrinhos e madrinhas. Eles podem entrar em casais ou separados – primeiro os padrinhos, depois as madrinhas.

Depois, é a entrada do noivo. Nesse caso, ele pode entrar com a mãe – que dará a volta no local – ou com algum dos avós. Quando essa parte acaba, enfim é a hora da noiva entrar e andar até o altar. Alguns casais preferem que as daminhas entrem antes da noiva, jogando pétalas ou segurando uma plaquinha, outros colocam as pequenas para segurar o véu. Nessa hora, fica conforme a preferência do casal.

Por último, vem o pajem trazendo as alianças para o noivos em alguma almofadinha ou caixa personalizada.

POSIÇÃO NO ALTAR

As posições podem variar se esse for o desejo dos noivos, mas na maioria das vezes o noivo fica no lado direito e a noiva no esquerdo. Enquanto isso, os padrinhos e pais de cada um se posicionam em seus respectivos lugares para o cortejo.

EXCEÇÕES

Em alguns casos os noivos precisam fazer ajustes na cerimônia, portanto é sempre bom saber o que fazer.

PAIS DOS NOIVOS

A noiva pode entrar com o pai, sozinha, com a mãe ou até com alguma pessoa que seja especial para ela. O noivo, basicamente, segue a mesma regra. Para a situação em que os pais são divorciados, a melhor alternativa é o diálogo. Somente desta forma será possível chegar a uma solução que evite constrangimentos, fique natural e seja agradável para todos.

PADRINHOS

madrinhas de cor marsala

Apesar de normalmente os padrinhos entrarem formando casais, alguns deles podem não gostar muito da ideia de entrar com uma pessoa que não seja seu namorado/marido. Então a solução é colocar os padrinhos para entrarem primeiro e depois as madrinhas, sendo que eles ficaram do lado direito e elas do lado esquerdo do altar.

DAMINHAS E PAJENS

 

A entrada desses pequenos depende bastante das circunstâncias. Às vezes, existem muitas crianças na família e o casal deseja colocar todas na cerimônia. Nesse cenário, é preciso encontrar um papel para cada um.

Alguns podem entrar antes da noiva, segurando brinquedos, balões ou plaquinhas engraçados como: “não se preocupem garotas, eu ainda estou solteiro” e “lá vem o amor da sua vida”. Já outros, seguiram a forma padrão de entrada: as daminhas segurando o véu da noiva e os pajens trazendo a aliança.

ORDEM DE SAÍDA

A ordem de saída deve ser: pais dos noivos, pais da noiva, padrinhos e madrinhas, pajens e daminhas e, por fim, os recém-casados – sendo recebidos com muita festa, com direito a tradicional chuva de arroz e, ainda, de pétalas de rosas, balões de corações e muito mais.

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário