Tradições e Costumes de Casamento

Todo o casamento é rodeado de simbolismos e tradições. Algumas dessas superstições têm origens muito antigas e crenças populares. Por isso, trazem consigo ideias de sorte ou azar e são seguidas até hoje, estando presentes em diversas culturas. Atualmente, ainda existem tradições que estão em alta e os casais que desejam uma cerimônia clássica não conseguem abrir mão delas. Separamos então as mais comentadas e realizadas entre os noivinhos para você conhecer e, talvez, aderir ao seu grande dia.

ALIANÇA

Uma das tradições mais utilizadas no Brasil e no mundo é a aliança de casamento. Ela simboliza a união eterna do casal. Na maioria das vezes, as alianças são douradas, pois esta cor representa a felicidade e o compromisso, sendo um verdadeiro amuleto matrimonial.

VESTIDO BRANCO E VÉU

A noiva que deseja seguir à risca as principais tradições de casamento não deve dispensar o vestido branco acompanhado pelo véu. A cor representa a pureza e a doçura e foi utilizada primeiramente pela Rainha Vitória, no século XVIII, que lançou a tradição existente até os dias atuais.

BUQUÊ

O famoso buquê da noiva também é indispensável para as moças que querem um casamento bem tradicional. Esse é um acessório que traz feminilidade e delicadeza à noiva. Sua origem é da Grécia, onde eram utilizados alguns ramos para proteger o casal do mau olhado. Na cultura ocidental, existe o mito afirmando que o buquê é mágico e a moça solteira que pegá-lo será a próxima a se casar. Portanto, não se esqueça de lançá-lo no fim do casamento para as suas convidadas.

NOIVO CARREGAR A NOIVA NO COLO

Na entrada da lua de mel, a tradição diz que o noivo deve carregar a noiva para que ela não corra o risco de tropeçar ou cair, pois se isso acontecer terá azar na vida a dois. Este costume tem origem em superstições do Oriente, que afirmam que a noiva é alvo de espíritos ruins no dia do seu casamento.

JOGAR ARROZ

O ato de jogar arroz nos noivos é o outro velho costume que possui origem na milenar cultura chinesa e se alastrou por todo o mundo. De acordo com as superstições, os grãos de arroz representam fertilidade e fartura e devem ser jogados ao fim da cerimônia. Em alguns países, não é permitido jogar arroz em casamentos que serão realizados em locais públicos, pois o alimento pode ser um verdadeiro veneno para os pássaros. Neste caso, basta trocar arroz por pétalas de rosas.

PEÇA AZUL

A utilização de uma peça azul pela noiva é um costume que teve origem em um velho ditado inglês. A tradição saiu da Europa e se espalhou por diversos países, onde as noivas não abrem mão de utilizá-la no dia da cerimônia. Há quem diga que não basta ser apenas uma peça azul, mas sim uma peça que veio de alguém que é extremamente feliz em seu casamento.

PÉ DIREITO

Em algumas culturas acredita-se que seja muito importante entrar na igreja com o pé direito, afinal, tudo que começa bem, termina bem. Se você acredita ou não nessas superstições, conte para nós o que você já fez para ter um casamento perfeito e livre da “má sorte”.

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário