Vestido de Festa

Quando somos convidadas para uma festa, a primeira dúvida que – normalmente – surge é em relação ao que vestir. Os casamentos, por exemplo, exigem sempre um cuidado especial com as roupas. E, para a mulherada, vestidos são trajes que valem a pena ser adotados, por serem peças únicas e bem práticas na hora de colocar. Contudo, selecionar o vestido certo não é uma tarefa fácil, considerando os diversos modelos disponíveis. Por isso, no momento de comprar ou alugar, muitas se perguntam qual é o melhor modelito e ficam confusas ao experimentarem várias opções.

De acordo com os estilistas, é importante analisar primeiramente o tipo físico. Alguns modelos são confeccionados exclusivamente para mulheres altas, enquanto outros são ideais para as baixinhas. Já as mulheres de quadris largos, devem evitar decotes profundos nas costas e as com cintura reta escolhem utilizar saias armadas e corpetes justos.

COMO ESCOLHER?

 

Para escolher o vestido de festa a convidada deve levar em consideração o tipo de cerimônia, clima e espaço do evento. Alguns modelos são ideais para casamentos ao ar livre, enquanto outros são sofisticados na medida certa para locais fechados. Os casamentos religiosos pedem por modelos mais tradicionais, enquanto as cerimônias alternativas aceitam bem os modelos simples e modernos.

Festas de casamento normalmente exigem vestidos mais elaborados, porém as convidadas não precisam se preocupar mais que as madrinhas e a noiva. Elas podem apostar em modelos curtos ou na altura do joelho, sem estampa e com menos brilho. Afinal, ela não pode se destacar tanto no evento. Entretanto, na igreja os decotes e saias curtas não são muito bem aceitos. Por isso, é bom se informar sobre o modelo de cerimônia escolhida pelos noivos.

Outro ponto que merece atenção é a cor: branco e tons muito claros devem ser evitados por via de regra, a não ser que a noiva deixe claro que não se importa com isso.

MODELOS DE VESTIDO

CURTOS

Os vestidos curtos ou na altura do joelho são a melhor indicação para as convidadas. Pode ser em casamentos de dia ou de noite, se o modelo tiver um toque sofisticado ele – com certeza – vai se encaixar com o lugar.

Dependendo da ocasião, a vestimenta pode ser mais curto, como em cerimônias no campo, em casa ou na praia. Mas, se o espaço for mais formal, o melhor é manter um comprimento bem comportado. Modelos detalhados, com brilhos, pedrinhas, rendas e estampas até podem ser selecionados, mas é essencial que eles tenham cores mais neutras para manter um certo equilíbrio.  

LONGOS

Vestidos com comprimento longo são aqueles – geralmente – usados pelas madrinhas e pela mãe da noiva e do noivo, mas as convidadas podem sim aderir a esse modelo. Ele é característico por sua elegância e tradição em festas de gala, o que fica perfeito em casamentos realizados em salão ou na igreja. Também muito usado em eventos noturnos. Assim como no caso dos vestidos curtos, as estampas não podem ser exageradas e o melhor é adotar uma cor única e uniforme.

ALUGAR OU COMPRAR?

vestido de festa compra

Uma dúvida bem frequente entre as convidadas é se tem a necessidade de comprar o vestido somente para o casamento. Na maioria da vezes, as mulheres preferem comprar mesmo. Diferente dos vestidos das madrinhas, esse não será um traje chamativo e que só vai ser usado uma vez. Portanto, adquirir a peça não será um desperdício de dinheiro. Caso o motivo for falta de condições, sempre existe a opção de alugar ou pedir emprestado para uma amiga ou conhecida – confira mais dicas na nossa matéria de aluguel de vestidos.

Primeiro, faça uma lista com os prós e contras sobre essa compra. Se as vantagens forem maiores, não tenha receio de ir às lojas – bem recomendadas – e comprar um modelo de sua preferência.

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário