Cardápio de casamento: conheça o modelo afetivo

O cardápio é um dos assuntos mais comentados nos casamentos. Vai dizer que você nunca elogiou ou reclamou da comida servida em alguma cerimônia que você foi? Esse é sempre um dos itens que fazem a diferença no casório e mostra se os noivos realmente se preocuparam com os convidados.

É sempre muito difícil agradar a todos, mas dá para acertar nos detalhes se você souber como definir o cardápio. Tudo vai depender do estilo do seu casamento e, principalmente, do horário. Confira as dicas:

O QUE É CARDÁPIO AFETIVO?

Culinária afetiva é uma gastronomia baseada em memórias. É experimentar um prato e imediatamente associar aquele sabor a uma lembrança gostosa da vida. Pode ser da nossa infância, do nosso tempo morando sozinho ou daquela superação que ninguém sabe que você viveu.

CUIDADOS

Escolhas pessoais dão outro sabor à festa, mas não podemos esquecer que o casamento não é só para os noivos. O perfil dos convidados não pode ser esquecido jamais, portanto, se quiser inserir no menu uma comidinha que faz parte da sua história, é melhor ela não ser muito exótica. Caso seja, é preciso oferecer opções agradáveis à maioria dos paladares. Servir só comida japonesa, por exemplo, pode deixar bastante constrangido quem não está familiarizado com os sabores e utensílios orientais.

RESTRIÇÕES ALIMENTARES

É de extrema importância que os noivos conheçam todos os seus convidados, pois saber sobre suas restrições alimentares é um cuidado mínimo. Vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose, glúten ou qualquer outra situação, para não deixar ninguém na mão, já que algumas opções precisam ser pensadas especificamente para eles.

Isso não significa que todos os pratos serão modificados e nem que determinadas pessoas receberão um prato à parte e não participarão da festa. Porém, o chef deverá desenvolver um menu onde incluirá mais de uma opção de comida para esses convidados.

HORÁRIO

A definição do horário é essencial na hora de definir o que servir no dia do seu casamento. Afinal, você não quer ninguém falando mal do seu cardápio, não é mesmo?

CASAMENTOS DE MANHÃ – ATÉ ÀS 10H

brunch de casamento

brunch de casamento

Nas primeiras horas da manhã, até um pouquinho antes da hora do almoço, o ideal é servir comidas leves. Pense que você deve planejar um café da manhã mais requintado, o chamado brunch, que tem um cardápio variado entre café e almoço. As opções podem ser panquecas, variados pães com patês, suflês, quiches, saladas de frutas, frios, pastéis assados, entre outros.

CASAMENTOS DE TARDE – DEPOIS DAS 11H

Nesse caso, o legal é servir um almoço, que pode ser uma opção mais leve ou mais requintada. Vai depender também do estilo da sua festa.

Se você preferir um cardápio mais elaborado, é preciso ter coquetel, entrada, prato principal, sobremesa e bolo. Já se você optar por algo mais simples, sirva salada, um prato principal quente e o bolo.

CASAMENTOS À NOITE – DEPOIS DAS 18H

O correto para casamentos noturnos é servir um belo jantar. É claro que nesse caso também vai depender do estilo da sua festa, se será simples ou mais elaborada e o local. Mas, em geral, em uma cerimônia mais completa, são servidos aperitivos e salgados (fritos e assados), entrada, prato de massa, prato principal, sobremesa e bolo. Se preferir um cardápio mais compacto, mesmo que a festa seja à noite, mantenha o padrão de jantar, mas utilize de aperitivos e salgados, entrada, prato principal, bebidas e bolo.

 

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário