Cerimônia Ecumênica: uma opção para casais de religiões diferentes

Você já ouviu falar nas cerimônias ecumênicas? Normalmente, esses são modelos de celebrações feitos para noivos que têm religiões diferentes ou que não seguem nenhuma doutrina. Como os rituais religiosos tradicionais costumam ser estabelecidos pela igreja e exigem condições que nem sempre se adequam aos casais, existe a opção de escolher uma cerimônia alternativa, cheia de significados, mas sem vínculo direto com crenças e dogmas.

COMO FUNCIONA?

Pense nesse tipo de cerimônia como uma mistura de algumas religiões cristãs ou simplesmente nenhuma. Durante os votos, o cerimonialista poderá mencionar o nome de Deus de uma forma neutra, sem denominá-lo como católico, evangélico, espírita ou de qualquer outra religião. Mesmo que cada crença possui suas tradições, este modelo não adere a nenhuma delas, pois pode ofender alguém e causar desacordos.

ONDE FAZER? 

Cerimônia Ecumênica

Cerimônia Ecumênica

cerimônia ecumênica

A escolha do espaço de casamento, no caso do modelo ecumênico, tem relação ao quanto os noivos podem abrir mão de suas doutrinas. Por exemplo, as noivinhas que sonham em entrar vestidas de branco em uma igreja católica ao estilo medieval terão que pensar antes na opinião de seu parceiro.

Por isso, o ideal é optar por um local neutro, como um salão de eventos, um hotel ou buffet. Mesmo que os dois celebrantes entrem em um acordo, não é conveniente que os familiares tenham que comparecer a um templo que não seja o de sua religião.

QUEM ORGANIZA NO BRASIL

Cerimônia Ecumênica

Cerimônia Ecumênica

Cerimônia Ecumênica

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, com sede em Brasília, é o mais importante órgão de natureza ecumênica no Brasil, unindo as igrejas Metodista, Católica Ortodoxa Síria do Brasil, Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana, Cristã Reformada e Presbiteriana Unida do Brasil.

Se o casal pertencer a outras denominações cristãs, devem procurar o padre ou pastor de sua igreja para se informar sobre a possibilidade de realizar uma cerimônia ecumênica.

DICAS IMPORTANTES

cerimônia ecumênica

Cerimônia Ecumênica

Para garantir um evento de sucesso, os noivos deverão abrir mão de alguns dogmas de sua religião. Isso porque certos pontos podem causar divergências durante a cerimônia. Então, nada melhor do que uma boa conversa com seu parceiro na hora de planejar o casamento. Se for possível, organize uma reunião com o cerimonialista para discutir sobre o roteiro da celebração

cerimônia ecumênica

Se possível, converse com os celebrantes e veja se é possível adaptar a cerimônia das duas religiões – a sua e do noivo – em uma só. Dividam as tarefas, como quem vai ficar responsável por determinada parte da cerimônia para que não haja bagunça, quem vai dar a bênção primeiro, entre outros pontos.

 

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário