Elopement Wedding: dicas para o casamento a dois perfeito

O Elopement Wedding é uma tendência muito comum ao redor do mundo e que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Mas você sabe o que é Elopement Wedding? Venha entender um pouco mais e ver dicas sobre essa celebração super intimista e romântica que pode conquistar seu coração.

O QUE É O ELOPEMENT WEDDING

O Elopement Wedding nada mais é do que um casamento a dois, ou seja, apenas com a presença dos noivos. Mas, apesar de ser uma tendência do momento, essa nomeação não é tão nova quanto parece. Segundo o Dicionário Oxford, o termo “elope” significa fugir secretamente para casar, e essa prática se intensificou em 1754 por conta da necessidade de escapar dos impostos ou imposições das famílias.

Hoje, o termo “fugir para casar” já não representa algo tão radical ou errado. O Elopement Wedding se tornou uma proposta popular para os casais, por unir infinitas possibilidades de destinos, uma cerimônia intimista e economia para os noivos.

Reprodução Instagram @destinodenoiva

VANTAGENS DO ELOPEMENT WEDDING

Em um Elopement Wedding, o foco de tudo será a união do casal e, por conta disso, as preocupações em torno da cerimônia serão bem inferiores do que para um casamento com vários convidados. A questão da economia também não pode ser deixada de lado. Com despesas menores, o casamento a dois pode ser muito vantajoso por permitir que os noivos economizem com os preparativos e gastem com aquilo que eles realmente quiserem e precisarem.

A principal vantagem e motivo pelo qual os noivos buscam um Elopement Wedding é a liberdade de organizar tudo conforme a vontade do casal para curtirem o momento só deles. O casamento a dois permite que o casal viva a ocasião de forma intensa, íntima e muito verdadeira, sem se preocupar se estarão agradando, ou não, os convidados.

Foto: Sam Sacramento e Rayana Sacramento

Foto: Casa de Dois / Rafael Canuto

COMO ORGANIZAR O ELOPEMENT WEDDING

Apesar de ser relativamente mais fácil do que um casamento tradicional, a organização de um Elopement Wedding também demanda preparação e muito interesse do casal para definir os pontos que serão importantes no dia. Para os casais que ainda não sabem por onde começar, existem empresas de eventos que já incluem essa modalidade em suas opções. Mas, ainda assim, há diversos detalhes que devem ser pensados e decididos pelos próprios noivos para que tudo aconteça conforme o desejado.

O cronograma do casamento a dois inclui várias etapas em comum com um casamento tradicional, tais como: tempo para os noivos se arrumarem, fotos antes da cerimônia, cerimônia e fotos pós-casamento e, se os noivos desejarem, um jantar.

E, para aqueles que não querem deixar família e amigos completamente de fora, uma boa opção é realizar uma festa, ou jantar, após a união. A festa pode ser feita dias, semanas ou até meses depois do casamento e, assim, evitarão que os mais próximos fiquem aborrecidos por não participarem da ocasião.

Foto: Casa de Dois / Rafael Canuto

LOCAL DO ELOPEMENT WEDDING

As opções de lugares para realizar um Elopement Wedding são as mais numerosas e variadas possíveis. Basicamente, tudo que o casal precisa é definir um local, sem muitas preocupações sobre valores da locação, agenda do lugar ou quantidade de pessoas que ele comporta. Os lugares mais buscados pelos noivos para o casamento a dois são as praias desertas e paradisíacas, mas isso não exclui a possibilidade de o casamento acontecer do alto de uma colina ou, até mesmo, no meio da cidade.  O importante é que o local seja especial e garanta ótimas memórias para o casal.

Caso a escolha do casal seja um Destination Wedding (ou seja, casar longe de casa), é importante muita organização em relação às passagens e à hospedagem. Para que tudo ocorra perfeitamente no dia, o legal é procurar por uma assessoria especializada que conheça o destino. E uma ótima dica para economizar e diminuir as preocupações é aproveitar a mesma localidade do casamento para curtir a lua de mel de vocês.

Foto: Sam Sacramento e Rayana Sacramento

DATA DO ELOPEMENT WEDDING

Definir a data para um casamento envolve diversos detalhes que devem ser pensados e discutidos pelos noivos. Em um Elopement Wedding, o principal é começar a decidir a data com base no local escolhido para a cerimônia. Assim, fica mais fácil verificar se o dia estipulado cai em uma boa época do ano no destino escolhido, evitando surpresas.

Foto: Casa de Dois / Rafael Canuto

PROFISSIONAIS PARA O ELOPEMENT WEDDING

No Elopement Wedding, tudo é organizado de acordo com a vontade dos noivos para que possam curtir o momento especial a dois, porém alguns profissionais podem ser necessários para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Para os noivos que têm mais dificuldade em organizar todas as informações do casamento, é legal investir em uma empresa especializada que possa cuidar desses detalhes. O trabalho da assessoria será a gestão do evento como um todo.

Para oficializar a união do casal de forma organizada, é necessário buscar por um celebrante para conduzir a cerimônia. O celebrante de casamento é o profissional que celebra casamentos com ou sem conotação religiosa, para pessoas das diversas religiões ou mesmo para quem não pertença a nenhuma instituição religiosa.

Até mesmo para os casamentos mais convencionais, existem dúvidas sobre a necessidade de contratação de um fotógrafo. O fotógrafo é a pessoa responsável por registrar o casamento e eternizar aquele momento. Em um casamento a dois, a presença dele pode ser ainda mais importante! Isso porque, sem convidados, não terá mais ninguém ali registrando essa ocasião tão único para os noivos, e tudo ficaria por conta apenas da memória deles. Os registros fotográficos, e até mesmo filmográficos, serão importantes, também, para que os familiares e amigos possam, posteriormente, apreciar e sentirem-se incluídos no momento do casal.

Foto: Sam Sacramento e Rayana Sacramento

Foto: Sam Sacramento e Rayana Sacramento

DECORAÇÃO DO ELOPEMENT WEDDING

A decoração em um Elopement Wedding fica por conta da vontade e criatividade dos noivos. Ela não precisa ser extravagante ou elaborada e inclusive, muitos casais, optam por nem tê-la. Mas não há como negar que algumas flores e velas podem dar um toque muito especial e romântico para o momento. Portanto, se o casal escolher enfeitar a cerimônia, é importante que a decoração combine com o ambiente e com a personalidade deles. Para agregar o momento, uma boa ideia, também, é montar um altar bonito e criativo para que os noivos façam seus votos.

Foto: Sam Sacramento e Rayana Sacramento

ROUPA PARA O ELOPEMENT WEDDING

Em um casamento a dois, não existem muitos critérios para definir as roupas dos noivos. O principal é adequar as roupas ao ambiente escolhido para a cerimônia. Portanto, se o casamento for na praia, por exemplo, é mais adequado que o casal utilize roupas leves e que o vestido da noiva seja de modelo rendado ou fluído.

Diversos casais ficam em dúvida se o visual deve ser muito pensado e elaborado, por conta de não haver convidados para presenciar o momento. O importante é que os noivos estejam se sentindo bem com o look e que tenham em mente que esse momento será registrado e relembrado pelo resto de suas vidas.

OS LUGARES MAIS PROCURADOS PARA ELOPEMENT WEDDING

Caso, depois de tantas informações, o casal continue em dúvida sobre como escolher o destino dos sonhos para realizar o Elopement Wedding, a gente ainda pode te ajudar. Entramos em contato com profissionais que organizam esse estilo de casamento nos lugares mais buscados pelos noivos, e você pode conferir a seguir tudo sobre os melhores destinos para o casamento a dois.

ELOPEMENT WEDDING EM CANCÚN

Cancún é uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou um dos centros turísticos mais importantes do México, tendo conseguido preservar suas belezas naturais e sua cultura ancestral. O local foi especialmente projetado para ser um dos maiores pontos turísticos do México. Em razão disso, muitos casais sonham em trocar alianças nas belíssimas praias de Cancún.

Para que os casais possam compreender melhor como funciona um Elopement Wedding em Cancún, o Universo das Noivas conversou com a Isabella Grassitelli, fundadora da empresa Casar em Cancún. A Casar em Cancún é uma empresa de consultoria, planejamento e organização de eventos em Cancún, focada em atender casais brasileiros. Confira, a seguir, um pouco do que diz Isabella sobre Elopement Weddings por lá e já se prepare para um momento inesquecível.

Foto: Casar em Cancún

Universo das Noivas: Quais são os principais gastos dos noivos com um Elopement Wedding em Cancún?

Isabella Grassitelli (Casar em Cancún): Os gastos maiores para um Elopement são, sem dúvidas, com a viagem em si: passagem, hospedagem e gastos para fazer a viagem viável. O casamento em si sai bem barato, porque, afinal, é uma cerimônia íntima.

UN: Qual é a função da empresa em um Elopement Wedding em Cancún? O que fica por conta de vocês, e o que fica por conta dos noivos?

Isabella: Nós cuidamos de tudo! Os noivos apenas nos dizem como gostariam, nós apresentamos alguns pacotes prontos e, muitas vezes, personalizamos os mesmos. E com o pacote contratado, os noivos só precisam se preocupar em decidir tonalidade das flores, músicas, sabor do bolo e detalhes simples. Temos um grupo no WhatsApp com cada casal para facilitar a comunicação e irmos vendo esses detalhes com tempo. E, ao final, tudo é repassado.

Foto: Casar em Cancún

UN: Quais são as burocracias com as quais os noivos precisam lidar para um casamento a dois em Cancún?

Isabella: Não existem burocracias, pois os casamentos são simbólicos.

UN: Quanto tempo é necessário para planejar um Elopement Wedding? Qual o momento ideal para os noivos começarem as preparações?

Isabella: Para um casamento a dois, o ideal é que seja planejado entre 6 e 4 meses de antecedência. Assim, garantimos a data e podemos ver os detalhes com bastante antecedência. O momento ideal para os noivos começarem as preparações é quando fecha a viagem: passagem e hospedagem reservadas, já podemos começar a ver os detalhes do casamento.

Foto: Casar em Cancún

UN: Por onde começar? Quais são os primeiros detalhes que os noivos devem planejar para o Elopement Wedding?

Isabella: A data é o principal detalhe importante: ver o período de estadia em Cancún e, com isso, definir a data. Os demais detalhes vamos vendo de acordo com as dúvidas e reuniões que fazemos, mas, para isso, é importante que a data esteja fechada.

UN: Em um casamento a dois, em que os noivos estarão acompanhados apenas pela equipe de profissionais, como vocês fazem para que eles fiquem à vontade e consigam se soltar?

Isabella: Desde o início, temos contato com os noivos e conversamos bastante com eles sobre a história dos dois e sonhos que têm em comum para conhecê-los de maneira mais íntima e fazer com que se sintam à vontade com a nossa equipe. E claro, desde a chegada, já nos encontramos, conversamos, e é na base de conversa e de nos conhecermos que criamos um vínculo com cada casal, o que permite que eles fiquem super à vontade no grande dia. Sem contar a emoção, que é grande, e a maioria acaba esquecendo tudo que tem ao redor.

Foto: Casar em Cancún

UN: Quais são as principais dúvidas que os noivos têm para realizar um Elopement Wedding em Cancún?

Isabella: O valor é a principal dúvida em relação a casamento fora do Brasil. Todos tem uma ideia na cabeça e quando vão pesquisar, é bem mais em conta do que pensam. Mas dúvidas, como quando casar e onde casar, também aparecem bastante.

UN: Quais são as principais preocupações e dificuldades que os noivos enfrentam para realizar um Elopement Wedding? Como vocês lidam com elas?

Isabella: Os noivos costumam se preocupar com valores. E, uma vez que se dão conta que os valores não são absurdos, acabam fechando. E deste momento até a cerimônia, dificilmente surgem preocupações, porque é um processo muito simples e gostoso. A nossa equipe está treinada para saber lidar com nervosismo e ansiedade dos casais e poder oferecer o máximo de conforto durante todo o período pré casamento.

Foto: Casar em Cancún

UN: Em Cancún, qual o espaço mais procurado pelos casais para o Elopement Wedding?

Isabella: Para o Elopement, os casais procuram fazer fora do hotel, porque acaba sendo mais em conta e porque o visual é lindo. O clube de praia Mandala Beach é onde mais acontecem casamentos. Em segundo plano, é o Hardrock Café, nós temos parceria com eles e eles nos alugam o espaço da praia, com o gazebo. E de hotel, o Krystal Grand é bastante procurado. Mais caro, mas o cenário é incrível – uma das nossas praias favoritas, sem dúvidas!

UN: Na sua opinião, quais as vantagens de fazer um Elopement Wedding no lugar de um casamento tradicional?

Isabella: Eu mesma já tive o meu Elopement Wedding e posso dizer que a emoção de estar só noivo e noiva é dez vezes maior do que quando tem gente ao redor. É uma emoção muito forte. A cerimônia fica muito mais íntima, tornando o momento muito especial. São sensações diferentes, mas o casamento a dois faz com que os noivos se sintam ainda mais à vontade para partilhar votos e confissões que, com mais gente, talvez não fariam. Outra vantagem é o custo, e claro, unir o útil ao agradável: o casamento com a viagem de lua de mel, em um só evento.

Foto: Casar em Cancún

ELOPEMENT WEDDING NA GRÉCIA

Santorini é uma das ilhas Cíclades no Mar Ageu. Ela foi devastada por uma erupção vulcânica no século 16 A.C., moldando para sempre sua paisagem ondulada. Conversamos com a Bianca Ramos (@biancaramosphoto), que é fotógrafa e organizadora de casamentos na Grécia, para entender melhor como funciona um Elopement Wedding nas ilhas gregas. Bianca é dona do instagram @casamento_na_grecia_ e conta que durante o ano passado realizou 36 casamentos por lá. Este ano, já está com cerca de 40 casamentos marcados. Confira a seguir nossa entrevista com Bianca e já vá anotando todos os detalhes para ter um casamento dos sonhos na Grécia!

Universo das Noivas: Quais são os principais gastos dos noivos com um Elopement Wedding na Grécia?

Bianca Ramos (Casamento na Grécia): Aluguel do local para a cerimônia, foto, vídeo, passagens, hospedagens e passeios.

UN: Qual é a função da empresa em um Elopement Wedding na Grécia? O que fica por conta de vocês, e o que fica por conta dos noivos?

Bianca: Tudo fica por nossa conta. Aluguel do local, contato com fornecedores locais, contratos, organizar tudo no dia, buscar flores, bolo, levar o casal do hotel para a cerimônia e depois para um jantar romântico. O casal só chega para a cerimônia e para desfrutar do que a Grécia tem de melhor.

UN: Quais são as burocracias com as quais os noivos precisam lidar para um casamento a dois na Grécia?

Bianca: As cerimônias aqui são simbólicas. Não há burocracia, todas as cerimônias são registradas na prefeitura local e o celebrante é um funcionário da prefeitura, autorizado a fazer os casamentos. Se o casal quiser uma cerimônia com efeito civil, há muita burocracia junto ao consulado brasileiro.

UN: Quanto tempo é necessário para planejar um Elopement Wedding? Qual o momento ideal para os noivos começarem as preparações?

Bianca: A preparação começa no mínimo um ano antes. Como temos as estações do ano invertidas, verão aqui na Grécia é inverno no Brasil, aconselho os noivos a iniciarem os preparativos em dezembro.

UN: Por onde começar? Quais são os primeiros detalhes que os noivos devem planejar para o Elopement Wedding?

Bianca: Primeiro passo é escolher a data e o local da cerimônia. Todo o resto – hospedagem, passagens, passeios – depende do local e do dia. Nós auxiliamos os noivos na escolha enviando vídeos, fotos e fazendo reuniões por Skype.

UN: Quais são as principais dúvidas que os noivos têm para realizar um Elopement Wedding na Grécia?

Bianca: A maior dúvida é sobre os valores, se realmente é mais em conta casar fora do Brasil, e como irão se comunicar, principalmente os que não falam inglês. Explicamos que a Grécia é um dos destinos mais em conta da Europa e que todos da nossa equipe fala português.

UN: Em um casamento a dois, em que os noivos estarão acompanhados apenas pela equipe de profissionais, como vocês fazem para que eles fiquem à vontade e consigam se soltar?

Bianca: Aconselho os noivos a chegarem à ilha no mínimo 3 dias antes da cerimônia. Fazemos uma reunião na melhor vinícola local, com degustação de vinhos no pôr do sol. Vamos até o local onde será o casamento. Eles conhecerão nossa equipe e com a alegria do povo Grego, a beleza do local e nossa recepção, se sentirão acolhidos e à vontade no dia da cerimônia.

UN: Quais são as principais preocupações e dificuldades que os noivos enfrentam para realizar um Elopement Wedding? Como vocês lidam com elas?

Bianca: Geralmente, há resistência por parte das famílias. O casal virá sozinho, então, os orientamos para que tenham um momento também para dividir a felicidade com seus familiares. Além disso, providenciamos a transmissão da cerimônia via internet para que as famílias participem.

UN: Na Grécia, qual o espaço mais procurado pelos casais para o Elopement Wedding?

Bianca: É o Andrômeda Villas, em Imerovigli, Santorini. Um hotel onde os noivos podem se hospedar e, também, ter a cerimônia e o jantar romântico.

ELOPEMENT WEDDING NA EUROPA

O continente europeu oferece opções de destinos tanto para os amantes de história e cultura, como para quem quer admirar paisagens magníficas. Lá estão as metrópoles mais charmosas do planeta: Paris, Londres, Lisboa, Roma, Madri, Barcelona, entre outras tantas, que guardam infinitas atrações turísticas que representam o berço da civilização ocidental.

Para compreender melhor como funciona um Elopement Wedding na Europa, conversamos com a Danielle Braga, diretora da agência de viagens Say Yes. A Say Yes Wedding Destination Experience tem o diferencial de um atendimento exclusivo e personalizado para atender todas as vontade do casal. Eles são responsáveis por realizar o sonho dos noivos e fazem viagens inesquecíveis em diversos cantos do Brasil, belas praias do caribe e diferentes lugares no continente europeu. Sobre esse último, confira, a seguir, um pouco do que conta Danielle:

Foto: Jane / ISKRA Photography

Universo das Noivas: Quais são os principais gastos dos noivos com um Elopement Wedding na Europa?

Danielle Braga (Say Yes): Elopement Wedding, também conhecido como casamento a dois, é uma cerimônia simples e delicada. Os gastos vão depender muito do que o noivos buscam e precisam. Existem várias opções que começam desde o serviço wedding planner, celebrante, decoração completa, violinista para a cerimônia, buquê da noiva, bolo, fotógrafo por 5 horas, coquetel, jantar, cabeleleiro, maquiadora, entre outros. Não esquecendo da viagem: passagem aérea, transfer, hotel, passeios e tudo mais que poderemos auxiliar. Precisamos entender a real necessidade de cada noivo e cada evento, pois os valores podem variar consideravelmente.

UN: Quais são as burocracias com as quais os noivos precisam lidar para um casamento a dois na Europa?

Danielle: Se desejarem casamento no civil, o ideal é verificar se existe consulado brasileiro no destino escolhido, pois no consulado não terão que traduzir documentos, economizando, assim, tempo e dinheiro. Precisam ter duas testemunhas e a seguinte documentação: passaporte dos noivos e testemunhas e todos documentos acompanhados de cópias, certidão de nascimento dos noivos, comprovante de residência e certidão do estado civil.

Foto: Casamento na Europa

UN: Qual é a função da empresa em um Elopement Wedding na Europa? O que fica por conta de vocês, e o que fica por conta dos noivos?

Danielle: A nossa empresa planeja toda a viagem, desde passagem aérea, translados, estadia, passeios, até os mínimos detalhes que farão toda a diferença para o grande dia do casal.

Quando contratado todo o nosso serviço de wedding planner, nossas funções são: indicação e contratação de fornecedores locais, que inclui organização e produção do casamento, consultoria e intermediação para a realização. Também o planejamento e organização da viagem e logística dos convidados, para facilitar e diminuir as preocupações dos noivos.

Trabalhamos com atendimento personalizado presencial e exclusivo, via telefone e/ou e-mail. Nosso objetivo é tornar este momento ainda mais especial e sem imprevistos.

UN: Quanto tempo é necessário para planejar um Elopement Wedding? Qual o momento ideal para os noivos começarem as preparações?

Danielle: O tempo ideal para preparar um Elopement Wedding é de no mínimo 6 meses de antecedência, mas, de preferência, 1 ano.

Foto: Catherine O’Hara / Wedding Luxe

UN: Por onde começar? Quais são os primeiros detalhes que os noivos devem planejar para o Elopement Wedding?

Danielle: Precisam saber que ele é um casamento como qualquer outro e, como todos eles, existem muitos detalhes a serem pensados e estudados com carinho. Precisa de cerimônia, de votos, de celebrante, alguém que registre esse momento, entre outros serviços. Nós podemos auxiliar em todos os passos para tranquilizar o casal.

UN: Em um casamento a dois, em que os noivos estarão acompanhados apenas pela equipe de profissionais, como vocês fazem para que eles fiquem à vontade e consigam se soltar?

Danielle: As equipes que trabalham conosco possuem muita experiência e profissionalismo, deixando os noivos super à vontade. Sem contar que desde o início, a equipe já busca entender o perfil dos noivos para melhor se preparar e se aproximar. O fotógrafo, por exemplo, já estará tirando fotos, no geral, desde a hora dos preparativos, logo os noivos já se soltam, não tem com o que se preocupar.

Foto: David Bacher / Wedding Luxe

UN: Quais são as principais dúvidas que os noivos têm para realizar um Elopement Wedding?

Danielle: “Posso fazer Elopement Wedding em qualquer lugar?”, “Posso ter cerimônia com decoração?”, “Quem fará a cerimônia?”, “Podemos fazer um jantar romântico privado?”, “Quanto irei gastar?” e “É mais barato?”.

UN: Quais são as principais preocupações e dificuldades que os noivos enfrentam para realizar um Elopement Wedding? Como vocês lidam com elas?

Danielle: Apesar do estilo mais simples, o Elopement Wedding requer alguns cuidados de quem opta por esse estilo. O primeiro deles é quanto ao local de realização da cerimônia. Geralmente, os casais escolhem locais ao ar livre para realizar a celebração e, por essa razão, é necessário o nosso auxílio e estar atento as condições climáticas. Este é um detalhe importantíssimo.

Verificar os valores do destino escolhido para fazer privativo e o tipo de local, pois existem praias que cobram uma taxa local para permitir realizar cerimônias, por exemplo.

Precisam de fotógrafo, valores, música, local do jantar (se for privativo consultar valores), gazebo e decoração. Precisamos verificar se o hotel dispõe de salão de beleza. Preparar garantir que a suíte seja preparada para noite de núpcias, entre outros detalhes.

Foto: Giane Lima / Wedding Luxe

UN: Na Europa, qual o local mais procurado pelos casais para o Elopement Wedding?

Danielle: Os locais mais procurados pelos casais, na Europa, são Grécia e Itália.

UN: Na sua opinião, quais as vantagens de fazer um Elopement Wedding no lugar de um casamento tradicional?

Danielle: As vantagens são inúmeras… Ter um casamento lindo, íntimo, romântico com simplicidade e muita energia. Ele pode ser mais econômico, assim como também pode se tornar um evento caro. Pois precisa de assessoria, fotógrafo, local (privado), música, vestido, flores, entre outros itens, de acordo com a vontade dos noivos. É necessário analisar qual local e tipo de evento caberá no seu orçamento. Podemos ajudá-los em todas as opções.

Foto: Catherine O’Hara / Wedding Luxe

E, aí, o que você achou? Faria um Elopement Wedding? Qual seria seu destino dos sonhos para trocar alianças a sós com o noivo? Conta pra gente!

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário