Guia dos tecidos mais usados pelas noivas

Um detalhe que pode passar despercebido pela noiva, mas que conta bastante na hora de selecionar o vestido é o tecido. Dependendo da estação ou ocasião em que a festa acontecerá, alguns panos terão que ser descartados como, por exemplo, o modelo fluido em pleno inverno! Seria pedir para passar frio escolhê-lo nesse época, sem contar o desconforto. Dessa forma, nós selecionamos alguns tipos de tecidos, já os sugerindo para a melhor situação que eles combinam. Confira nossa lista:

ORGANZA

Guia dos tecidos - organza

Guia dos tecidos - organza

Guia dos tecidos - organza

Este é um tecido delicado, que garante certa simplicidade devido ao seu caimento leve e esvoaçante. O organza ficou bem popular entre as noivas por ser levemente estruturado, sendo indicado para compor detalhes e sobreposições, fornecendo um aspecto elegante ao vestido de noiva.

É indicado para mulheres mais clássicas, que irão se casar na igreja ou em ambientes fechados. Em relação ao clima, não existe empecilho nenhum, tanto no frio quanto para no calor esse tecido é usado.

CETIM

guia de tecidos para vestido de noiva

vestido de noiva tomara que caia

Você já deve ter visto o cetim em muitos outros vestidos de festa, afinal, ele é famoso pelo seu brilho e toque macio. Porém, nem sempre é recomendável usar apenas essa textura na confecção da peça para a noiva. Nesse caso, normalmente mesclam o cetim com tecidos mais pesados e encorpados por baixo – como uma espécie de foro -, o que evita deixar a pele gelada. Mesmo assim, quando utilizá-lo, dê preferência aos casamentos no verão.

CETIM DUCHESE

Guia dos tecidos - cetim

guia de tecidos para vestido de noiva

Chamamos este modelo de: “cetim estruturado”.  Ele continua tendo a aparência delicada e o toque acetinado, mas com um aspecto mais encorpado. Pode ser utilizado tanto em criações sofisticadas quanto em modelos mais simples, sem aplicação de bordados ou pedrarias. É excelente para criar saias de aspecto levemente volumoso e combina super com casamento campestres

TULE

Guia dos tecidos - tule

Guia dos tecidos - tule

Guia dos tecidos - tule

O tule é um tecido que se tornou um verdadeiro clássico no mundo da moda, pois imprime uma estética que remete a ousadia, dependendo de sua aplicação. Nos casamentos, é usado na composição das saias e sobreposições para proporcionar um ar romântico. O melhor é que não existe uma época do ano incompatível com essa tecelagem.

ZIBELINE

Guia dos tecidos - zibeline

Guia dos tecidos - zibeline

Guia dos tecidos - zibeline

A seda zibeline tem a textura encorpada e o caimento mais armado se comparado ao cetim, além de ser super chique e clássico. Ele fica bem arrumado em qualquer saia e permite dobraduras ou pregas de forma bem marcada. Se o objetivo for trazer elegância ao vestido, o zibeline é sem dúvida a escolha certa.

CHIFFON

Guia dos tecidos - chiffon

Guia dos tecidos - chiffon

Guia dos tecidos - chiffon

Trata-se de um tecido muito fino e transparente de seda ou de fibras sintéticas, com fios de grande torção e resistência. O termo chiffon, quando combinado ao nome de outro tecido, quer dizer que este possui leveza como, por exemplo, o veludo chiffon. Ele é perfeito para casamentos no verão e ao ar livre, porque mesmo tendo uma aparência pesado, sua estrutura é bem fresquinha por dentro.

RENDA

Guia dos tecidos - renda

As rendas são usadas como complemento na maioria dos vestidos encontrados. Por ser um tecido vazado cujos fios trabalhados manualmente – ou com máquina – se entrelaçam formando desenhos, as rendas podem ser facilmente modeladas. Dependendo do tipo, elas trazem mais glamour ou simplicidade para a peça. 

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário