Saiba quais são os tipos de cerimônias sem vínculo religioso

É muito comum os noivos terem sua própria doutrina religiosa, afinal, qualquer um pode seguir a fé que acredita ser a certa. Por esse motivo, existem inúmeros modelos de cerimônias, desde os tradicionais rituais católicos até os judaicos. No entanto, e se você não seguir nenhuma religião? Caso isso acontece, não se preocupe, há algumas opções super especiais e todos podem usá-las.

As cerimônias simbólicas são mais uma maneira de expressar a união fazendo o casal ficar com uma recordação diferente da tradicional. Vamos falar sobre elas hoje!

CERIMÔNIA DA AREIA

Cerimônia simbólica da areia

Uma das cerimônias mais conhecidas é a da areia. Feita com muita cor e significados fortes, ela cria uma envolvência especial que emociona tantos os noivos quanto convidados.

O vaso vazio representa a vida do casal após o casamento, que ainda não começou a ser preenchido. As areias, com as cores escolhidas, significam os noivos e tudo o que eles carregam consigo – suas histórias. O despejar conjunto das areias no vaso sinaliza a entrega ao casamento. No final, a areia misturada é inseparável, assim como a relação dos dois.

COMO FAZER?

Quando somente os noivos participam da cerimônia, são colocados no altar dois vasos com areia, um para a noiva e outro para o noivo – cada um de uma cor – e um terceiro vaso, maior e vazio. Seguindo a orientação do celebrante, os dois  pegam seus vasinhos e vão despejando juntos as areias no recipiente maior.

Em outras versões dessa cerimônia, também são disponibilizados vasos com areias para os pais dos noivos, os padrinhos, avós e outros parentes.

CERIMÔNIA FILTRO DOS SONHOS

Este elemento carrega a simbologia de filtrar pensamentos ruins e afastar maus fluídos. Além disso, o objeto pode conter elementos para representar outras coisas como, por exemplo, uma pena de coruja que faz analogia a sabedoria das madrinhas ou um cristal de proteção para representar as mães.

COMO FAZER?

Essa cerimônia é muito fofa e intimista. Nela, os familiares ou padrinhos levam partes do filtro para montá-lo no altar. No final da cerimônia, os noivos saem com o filtro pronto.

CERIMÔNIA DO VINHO

Para os casais que apreciam uma boa bebida, essa cerimônia vai cair como uma luva. A ideia é fazer uma metáfora entre a melhor qualidade do vinho e o casamento com o passar do tempo, afinal: “vinho bom é vinho antigo”.

COMO FAZER?

Existem diferentes formas de realizá-la. Em uma delas, é providenciada uma caixa de madeira vazia, onde os noivos colocam o vinho, após a realização dos votos. Neste momento, os padrinhos também são convidados a colocar votos para o casal dentro. A ideia é reunir ali boas lembranças. Depois disso, a caixa é trancada e as chaves ficam com as sogras.

BENÇÃO DO MAR

Os noivos, antes de trocarem as alianças, devem lavar as mesmas com água do mar. Isso significa a benção do mar e da natureza nessa nova fase da vida. Uma maneira de abrir o novo caminho com muita paz e de livrar das alianças qualquer energia ruim. Vocês podem pedir também para que alguém da família lave os anéis para vocês.

CERIMÔNIA DAS ROSAS

A cerimônia das rosas é ideal para casais mais tradicionais e românticos, afinal, as flores garantem muita emoção ao ritual e tornam a experiência emocionante.

COMO FAZER?

Padrinhos e madrinhas entram com uma rosa branca cada um e as mães entram com rosas vermelhas. Então, os padrinhos depositam a rosa em um vaso que encontra-se no altar. Enquanto isso, as rosas vermelhas serão entregues aos noivos e cada um dará a sua flor para o parceiro. O ritual significa a união do casal pelo amor.

Você tambem pode gostar

0 Comentários

  1. Não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário